Fortes emoções podem gerar palpitações no peito, falta de ar e outros sintomas que, em geral, associamos às doenças cardíacas. De fato, o coração é afetado pelo que pensamos e sentimos. E quando o coração vai mal, ele também pode afetar nosso estado de espírito.
Mas vamos entrar nos fatores psicológicos e emocionais que afetam a saúde do coração? Estados mentais negativos, depressão, ansiedade, solidão, raiva e estresse crônico. Eles podem aumentar o risco de doenças cardíacas ao longo do tempo ou piorar os problemas cardíacos que já existem.
Diogo Kallas Barcellos, o estresse libera hormônios que podem prejudicar bastante o coração. “Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.
A relação entre coração e emoção está clara: Podemos nos beneficiar positivamente da relação entre cérebro e coração por meio de exercícios, meditação, técnicas de relaxamento. Assim como a depressão pode acarretar danos ao coração, pessoas felizes tendem a viver mais e ter menos problemas de coração.
Irritação, mágoa e tristeza, por exemplo, causam a redução do calibre dos vasos sangüíneos, provocando a elevação da pressão arterial. Também há aumento da freqüência cardíaca. Só estes dois fatores já obrigam o músculo cardíaco a trabalhar mais. E se essa situação se torna crônica, o desgaste fica maior.
40 curiosidades que você vai gostar
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Porque as vezes o coração acelera quado fico nervosa ou levo um susto? Porque você está viva e isso faz parte do seu sistema de proteção defesa\ataque, a descarga de adrenalina em situações de risco faz seu coração acelerar para melhorar sua capacidade de resposta aos estímulos que lhe parecem ofensivos.
Quem ama? O coração ou a mente? Os dois são como espelhos, cada um reflete e projeta coisas diferentes. O coração é involuntário, é a fonte que alimenta a alma.
Para a prática, as emoções têm repercussões principalmente em cinco órgãos: coração, fígado, rins, estômago e pulmão, que por sua vez estão relacionados com elementos da natureza. Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar o funcionamento do órgão.
Como fazer Conhecimento de Transporte Avulso?
Como identificar carbonato de cálcio na urina?
Quem é o melhor dançarino do Mundo 2021?
O que é o crime de responsabilidade?
Qual o alcance de um rádio amador?
Quais as três etapas da resolução de problemas?
Quanto tempo NIC 1 vira NIC 3?
É verdade que quando a gente dorme o nosso espírito sair do corpo?
Quanto o Daniel tem de altura?
O que significa cancelamento da matrícula?
Como os robôs ajudam o ser humano?