Os grupos humanos eram de caçadores e coletores, pois sobreviviam da pesca, caça e coleta de vegetais. As ferramentas eram produzidas batendo pedras umas nas outras, até lascá-las; assim produziam machados, lanças, arpões, agulhas. Também usavam ossos na fabricação de ferramentas.
Originados há milhões de anos, os primeiros seres humanos evoluíram e resultaram no que somos hoje. Ouvir: Os Primeiros seres humanos. - História do Mundo A origem dos seres humanos gera inúmeras divergências.
No que se refere à origem do ser humano, há mais dúvidas que certezas sobre uma origem precisa. As pesquisas paleológicas e arqueológicas possibilitam ver similitudes entre os seres humanos e algumas espécies de macacos, o que leva a argumentar sobre a existência de um ancestral comum.
Gregos, hindus, vikings, judeus, entre outros, acreditam que o ser humano surgiu a partir da criação de uma divindade, ou de várias divindades. Essas explicações se inserem no que se convencionou chamar de criacionismo, a explicação de que o ser humano foi criado em algum momento por uma divindade.
As pesquisas arqueológicas apontam que os primeiros grupos humanos surgiram e viveram no continente africano. Com o passar do tempo, esses grupos foram se espalhando pelo planeta em busca de melhores condições de sobrevivência. Todos os seres humanos do planeta têm uma mesma origem; contudo, não vivem da mesma forma.