Em meados dos anos 90, as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para publicar o conteúdo aos alunos. Até então, o material era impresso. Ainda, neste período, várias universidades formalizaram seus cursos no EAD. Em 1996, surge a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.
No Brasil, o desenvolvimento da EAD tem seu início no século XX, em decorrência do iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial.
O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.3, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.
Na década de 1970, não houve uma grande mudança nas ferramentas utilizadas, mas a atenção das universidades ao EAD garantiu o status desta época como 3º geração. Criou-se o conceito de Universidade Aberta, onde as instituições começaram a levar sua educação também para os não universitários, abrangindo sua atuação.
O ensino a distância hoje Quando da origem do EAD, a modalidade era voltada para o aperfeiçoamento profissional ou para a complementação universitária. Com o avanço e a formalização, tornou-se possível cursar, até mesmo, a graduação ou a pós-graduação.
Apesar de popular são poucas as informações disponíveis sobre esta modalidade de ensino, desta forma, são necessários estudos mais aprofundados sobre a evolução da EAD, em sua perspectiva histórica, partindo dos retrocessos e indo até os maiores avanços e desafios.
Como o EAD surgiu no Brasil? A história do EAD no Brasil teve seu primeiro registro de atividade em 1904 com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências.
Com os resgates históricos e o levantamento de dados, o trabalho fornece informações, referente ao desenvolvimento e a importância da EAD no Brasil, em que pode ser utilizado como fonte de pesquisa para futuros estudos. 13 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Nessa primeira etapa foram levantados alguns dados que permitem o desenho do cenário atual da EAD no Brasil e que justificam o interesse nessa investigação. Afinal, segundo esses dados, a EAD vem registrando crescimento considerável nos últimos anos.
Quantos litros de água pega no radiador do Monza?
Porque meu SketchUp fecha sozinho?
Como funciona o arrefecimento do motor ap?
O que configura conflito de interesse?
Como resolver um logaritmo natural?
Qual é a solução correta da equação do 2º grau X² 5x 6-0?
Como fazer a subtração de polinômios?
Como manter a energia elevada?
Como mudar nota de rodapé no Word?
Como alterar o tipo de segurança da rede?
O que é transposição no teclado?
O que o Procon pode fiscalizar?
Como é que faz para cadastrar o chip da Oi?
Como usar a lista de transmissão no WhatsApp?
Como mudar o time no PES 2021 mobile?
Como formatar iPhone 5 pelos botões?