Política na Antiguidade Em linhas gerais, os sistemas de governo da Antiguidade baseavam-se em estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder através de argumentos de natureza religiosa.
O governo era concentrado nas mãos de um rei, conhecido como basileu. Em algumas cidades-estados o rei contava com um conselho de nobres para governar. ... A monarquia existiu em muitas cidades-estados na fase inicial da história da Grécia Antiga, ou seja, no Período Homérico (entre 900 a.C. e 700 a.C.).
A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.
O poder era exercido pelos donos das terras. Cada cidade-Estado grega era um centro politico, social e religioso autônomo, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida próprios.
Segundo essa personagem histórica, a democracia era o governo “do povo, pelo povo, para o povo." ... Dessa forma, não poderíamos falar que a democracia ateniense era excludente. Na obra do filósofo ateniense Aristóteles, a democracia é definida como um governo constituído por homens livres.
Os governantes da antiguidade conseguiam o respeito da população de duas formas. A primeira delas era a imposição de uma ordem tradicional, onde a liderança já era escolhida no contexto de respeito a uma ordem pré estabelecida, onde o poder do governante derivava do divino.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
A partir de então, o crescente nível de complexidade das civilizações comportou também o fortalecimento das relações políticas. Em linhas gerais, os sistemas de governo da Antiguidade baseavam-se em estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder através de argumentos de natureza religiosa.
As cidades gregas mais conhecidas foram Atenas e Esparta, que durante séculos dominaram o comércio no Mar Egeu e em parte do Mediterrâneo, deixando também como importante legado aspectos filosóficos, políticos (democracia), jurídicos, militares e artísticos que até hoje são perceptíveis.
Saiba quais foram as quatro formas de governo que existiram na Grécia Antiga e suas principais características. Entre os séculos IX a.C. e I a.C. a Grécia passou por quatro formas de governo diferentes: monarquia, oligarquia, tirania e democracia.
O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda " dracma ". Havia tanto o pequeno comércio do agricultor, que levava sua colheita ao mercado local, quanto o grande comerciante, que possuía barcos que faziam toda rota do Mediterrâneo.
Como adicionar amigo no Horrorfield?
O que explica a condutividade elétrica de uma solução?
O que colocar na água para amolecer os pés?
Qual a empresa de jogos mais rica do mundo?
Quem tem direito a renda básica?
Qual a diferença entre efetividade e estabilidade no serviço público?
Qual é o menor número de três algarismos divisível por 4?
Pode subir escada todos os dias?
Quanto tempo o medicamento da quimioterapia fica no organismo?
Qual o conceito de literatura e como surgiu?
Como personalizar El teclado Gboard?
Quanto tempo pode levar para homologação de divórcio?
O que representa a declaração do diplomata como persona non grata?