Thomson usou um campo elétrico perpendicular a um campo magnético, para desviar o feixe de elétrons num tubo de raios catódicos, conforme esquematizado na figura 8.1. Joseph John Thomson (1856-1940), descobriu o elétron em 1897.
Thomson
O elétron é o que hoje chamamos de uma partícula elementar. Thomson descobriu esta primeira partícula elementar. Por ter mostrado que os raios catódicos consistem de partículas, ele ganhou o prêmio Nobel em 1906.
Elétron | |
---|---|
Teorizada: | Richard Laming (1838–1851), G. Johnstone Stoney (1874) e outros. |
Descoberta: | J. J. Thomson (1897) |
Massa: | 9.10938356(11)×10−31 kg5.48579909070(16)×10−4 u [1822.8884845(14)]−1 u0.5109989461(31) MeV/c2 |
Decaimento de partícula: | estável ( >6.6×1028 anos) |
Foi medido primeiramente na famosa experiência da gota de óleo de Robert Andrews Millikan em 1909; a carga do elétron é considerada indivisível. ... Em 1995, a carga fracionária de quase partículas de Laughlin foi medida diretamente em um eletrômetro na universidade Stony Brook University, Nova Iorque.
Descoberta do próton O próton foi a segunda partícula subatômica descoberta. Começou a ser estudada em 1886 por Eugen Goldstein, que utilizou a ampola de Crookes para isso, mesmo aparato utilizado por Thomson para a evidenciar a descoberta do elétron.
Thomson propôs, em 1898, um novo modelo, segundo o qual o átomo seria uma esfera maciça cuja massa correspondia praticamente à massa total do próprio átomo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Nessa esfera estariam os elétrons com carga negativa.
Uma equipe de cientistas chefiada por Sven Sturm, do Instituto Max Planck de Física Nuclear, em Heidelberg, 'pesou' os elétrons, usando um dispositivo denominado de armadilha Penning. Esse dispositivo armazena partículas carregadas em uma combinação de campos magnético e elétrico.
1,6 . 10-19-
O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”.
Em 1909, R.A. Millikan realizou uma série de experimentos que demonstraram que as cargas elétricas sempre acontecem em múltiplos inteiros de uma unidade elementar. Millikan também determinou o valor desta carga com uma precisão de 0,1%.
Thomson e a descoberta do elétron Ouvir: Descoberta do elétron. Thomson e a descoberta do elétron A figura acima nos mostra o aparato experimental montado por Thomson, em 1897.
Essas partículas subatômicas, que foram denominadas elétrons, apresentam uma propriedade nova: são carregadas eletricamente e repelem-se entre si, vencendo a força de atração gravitacional que existe entre suas massas. Ao final do século XIX, cientistas realizaram inúmeras experiências para confirmar a existência dos elétrons.
Ao redor destes últimos existem as nuvens de elétrons, as quais são responsáveis pela condução de corrente elétrica nos materiais condutores, por exemplo. A descoberta da existência dessa partícula foi possível graças ao grande sucesso da aplicação do Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento.
Os elétrons desempenham um papel essencial em muitos fenômenos físicos, tais como a eletricidade, o magnetismo e a condutividade térmica. Os elétrons estão sujeitos à ação de três interações fundamentais da natureza: a gravidade, a força eletromagnética e a força fraca.
Qual o tempo de descanso entre uma jornada e outra?
O que acontece se eu não colocar créditos no celular?
Onde comer no aeroporto de Brasília?
Quais elementos você considera essencial em uma gestão educacional na contemporaneidade?
Como a areia é transformada em vidro?
Quando foi escrito o livro A Arte da Guerra?
Qual a diferença entre cloro orgânico e Inorganico?
Quanto Instagram paga por Live?
O que são enzimas Cite um exemplo?
Quais as características do clima tropical Atlântico?
Como enviar mensagem autodestrutiva no Messenger?
Quantos quilômetros tem a Rota do Lagarto?
Qual o valor de uma faxina 2021?