O sistema de grupos sanguíneos “ABO” foi descoberto pelo médico e cientista austríaco Karl Landsteiner. ... Graças à descoberta, Landsteiner recebeu o prêmio Nobel de Medicina em 1930. Ele colheu amostras de sangue, isolou os glóbulos vermelhos e fez várias combinações entre as amostras de plasmas e hemácias.
Karl Landsteiner
Karl Landsteiner, o Nobel que descobriu os grupos sanguíneos. Graças às descobertas de Karl Landsteiner (Viena, 1868), muitas vidas foram salvas.
O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O. Enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos que determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo.
Em 1901, Landsteiner descobriu a existência de tipos sanguíneos A, B, AB e O, e que as pessoas com o mesmo grupo de sangue ou sangue compatível podem receber transfusões umas das outras. O cientista descobriu também o fator RH, que indica se o tipo é positivo ou negativo.
Os tipos sanguíneos foram descobertos no início de século XX pelo médico Karl Landsteiner. Ele descobriu que ao misturar amostras de sangue de diferentes pessoas, as hemácias se aglutinavam.
O sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em tipos A, B, AB ou O. O sistema ABO classifica grupos sanguíneos em tipos A, B, AB e O. Esse sistema foi descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O.
Karl Landsteiner foi o médico austríaco que, juntamente com sua equipe, descobriu o sistema ABO e também o fator Rh. Em 1902, o médico austríaco Karl Landsteiner e alguns cientistas conseguiram classificar o sangue humano em quatro tipos: A, B, AB eO.
O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. A estrutura do DNA dos três principais alelos do sistema ABO, A1, B e O foi primeiramente descrita em 1990.
O fator Rh, também chamado de fator Rhesus, é uma proteína que pode ser encontrada na superfície dos glóbulos vermelhos, que são células do sangue responsáveis por transportar o oxigênio no corpo.
Sendo assim, são 8 os tipos sanguíneos:
Abaixo podemos ver um quadro ilustrando os aglutinogênios e aglutininas do sistema ABO. A descoberta dos tipos sanguíneos foi muito importante, pois antes disso muitos acidentes foram causados, inclusive com pacientes indo a óbito por terem recebido um sangue incompatível com o seu.
A determinação do grupo sanguíneo ABO era originalmente realizada fazendo-se reagir as hemácias do paciente com soros Anti-A e Anti-B produzidos em laboratório, em lâminas limpas de microscopia. Entretanto, no Brasil, determinou-se pela legislação que as provas de aglutinação não sejam feitas em lâminas, mas sim por métodos mais precisos.
Sistema Rh de grupos sanguíneos. O sistema Rh também foi descoberto por Karl Landsteiner e sua equipe, em uma experiência com um macaco da espécie Rhesus. Eles observaram que quando injetavam o sangue desse macaco em cobaias, as cobaias produziam anticorpos, que eles chamaram de anti-Rh (abreviatura de anti-rhesus).
O Sistema ABO, foi o primeiro dos grupos sanguíneos descobertos ( 1900, 1901) no início do século XX em 1900, pelo cientista austríaco Karl Landsteiner.
Como gelar um espumante rápido?
Como saber o número do meu cartão de débito virtual caixa?
Quantas seringas de ácido hialurônico?
Quais são os principais tratamentos termoquímicos?
Como atuam os sabões e detergentes no processo de limpeza?
Qual o valor de referência das hemácias?
Quais dos fatores que Circunstanciam uma política de crédito?
Qual é a proposta de valor da Natura?
Para que serve Células-tronco embrionárias?
Qual a porcentagem da Netshoes?
Qual a diferença entre dentes decíduos e permanentes?
O que quer dizer pessoas alcançadas?
Por que a osmose é importante para a regulação hídrica do vegetal?
O que não pode fazer quem tem artrite?