6 dicas para fazer o bebê parar de chorar
Além de pedir ajuda quando está com fome ou desconfortável, o choro ajuda a liberar a tensão ou a evitar sons e sensações que são muito intensas. No início da vida, crianças se comunicam chorando. Pelo choro do bebê, ele mostra se está com fome, frio, cansado, inseguro, sentindo dor ou desconforto.
“De forma geral, os motivos mais comuns de choro são fome, sede, dor ou desconforto, frio ou calor, medo ou susto, incômodo com determinada posição e desejo de ser acalentado”, comenta Mariana Bonsaver, psicóloga da Maternidade Pro Matre Paulista, de São Paulo.
De acordo com o pediatra Eduardo Hatanaka, do Hospital Sepaco (SP), esse tipo de chororô está relacionado ao excesso de estímulos que os bebês recebem durante todo o dia, situação que geralmente ocorre na 6ª semana de vida, diminuindo progressivamente até a 16ª semana.
O bebê high need, é um bebê que tem alta necessidade de atenção e de cuidado dos pais, principalmente da mãe. Ele precisa de colo o tempo todo, desde que nasce, chora muito e quer mamar de hora em hora, além de não dormir mais de 45 minutos seguidos.
Quem tem filho sabe que poucas coisas cortam mais o coração dos pais do que ver seu filho chorar. É difícil resistir ao choro de um bebê e não o confortar para parar o chororô. Mas um novo estudo descobriu que deixar que eles chorem sozinhos até pegar no sono não faz mal à saúde e nem gera traumas emocionais.
Por volta dos 6 meses, caso o bebê esteja se desenvolvendo bem, as mamadas noturnas já podem diminuir. Vale oferecer o seio, dar um banho quentinho, trocar a fralda, reduzir as luzes e cantar. Para os mais velhos, é bacana ler e fazer brincadeiras menos agitadas. Ter uma rotina ao longo do dia também importa.
Como evitar o ciclo vulcânico: a importância das sonecas
Se o bebê chorar, tente oferecer leite. Pode ser que ele não pare de chorar na hora, mas deixe-o mamar. Conforme o estômago dele for se enchendo, ele deve se acalmar. Caso o bebê já esteja de barriga cheia e continue chorando, talvez esteja querendo dizer o próximo item da lista.
Com o tempo, porém, você vai começar a distinguir um pouco melhor cada choro do bebê. À medida que vão crescendo, os bebês aprendem outros meios de se comunicar. Aperfeiçoam o contato visual, fazem barulhinhos, sorriem e fazem careta. Tudo isso reduz a necessidade de choro. Os motivos mais comuns para o choro dos bebês estão na lista abaixo.
Quando o bebê chora depois de mamar, principalmente se estiver deitado, pode ser que tenha um belo arroto "entalado". Leia o artigo sobre por que é importante colocar o bebê para arrotar e veja o vídeo com as melhores posições para arrotar . Basta colocar o bebê na vertical e dar uns tapinhas nas costas.
É bom aprender a identificar os primeiros sinais da fome antes do choro: colocar a mão na boca, ficar "procurando", ficar inquieto. Aí você já oferece o leite e evita que o bebê fique nervoso. Se o bebê chorar, tente oferecer leite. Pode ser que ele não pare de chorar na hora, mas deixe-o mamar.
Como podemos perceber a desigualdade social em nosso cotidiano?
Onde fazer a carteira de gestante?
O que deve conter em uma avaliação de desempenho?
Como preencher formulário recurso INSS Auxilio-doença?
Como dar brilho em aliança de ouro com pasta de dente?
Como preencher os dados bancários na Hotmart?
Como se pode prever se um escoamento é laminar ou turbulento *?
Quais são os tipos de provas na esgrima paralímpica *?
O que fazer quando achar algo estranhos em alimentos?
Como excluir uma planilha do Excel pelo celular?
Como posso processar uma empresa por atraso na entrega?
Tem como depositar um cheque pela internet?
Qual é a dança típica de Parintins?
O que é dissídio coletivo de natureza econômica?