O Nitrogênio foi descoberto em 12 de Setembro de 1772 por meio da tese de doutorado proposta por Daniel Rutherford na Universidade de Edimburgo, Escócia. Ele, em sua tese, chamou o Nitrogênio de ar nocivo, já que não era capaz de manter a vida.
Daniel Rutherford
Azoto/Descobridores
A obtenção industrial de produção do nitrogênio é feita pela liquefação do ar atmosférico e em seguida destilação fracionada, onde é obtido também o oxigênio e o argônio. O nitrogênio apresenta ponto de ebulição mais baixo que o oxigênio e o argônio, portanto é o primeiro gás a ser destilado da mistura.
Além de existir no ar, o nitrogênio livre é encontrado em muitos meteoritos, em gases vulcânicos, em minas e em algumas nascentes de água, bem como em estrelas e nebulosas. ... Outros compostos de nitrogênio são encontrados na atmosfera, na água da chuva, no solo e no mar.
1772
Azoto/Descobrimento
Podemos perceber que ele apresenta 2 elétrons na primeira camada e 5 elétrons na segunda (mais externa) e, portanto, seu raio atômico é pequeno. Seu nome deriva do grego “nitrogenium” ou ainda, como era chamado por muitos de “azote” que significa na língua grega “sem vida” devido à sua inércia.
Normalmente, o nitrogênio é encontrado em forma de gás na atmosfera, representando cerca de 78,08% do volume do ar. Os demais componentes são: gás oxigênio (21%), gás carbônico (0,03%), gases nobres (0,93%), vapor d'água e fuligem.
O nitrogênio também é utilizado em outras diversas áreas e outras aplicações entre as quais estão: a fabricação de aço inoxidável, como gás refrigerante para criogenia, conservação de células reprodutivas, como explosivos (TNT), como combustível para foguetes, para encher pneus de alto desempenho e na medicina nuclear.
O nitrogênio líquido é usado para controlar a temperatura em aplicações de resfriamento de reatores e para preservar amostras biológicas.
O nitrogênio também é utilizado em outras diversas áreas e outras aplicações entre as quais estão: a fabricação de aço inoxidável, como gás refrigerante para criogenia, conservação de células reprodutivas, como explosivos (TNT), como combustível para foguetes, para encher pneus de alto desempenho e na medicina nuclear.
Quem descobriu o nitrogênio? Por Juliana Miranda. O nitrogênio é um gás muito abundante no universo, e se destaca por ser um elemento indispensável à vida na Terra. Este gás foi identificado pela primeira vez em 1772, graças aos esforços de Daniel Rutherford, um cientista que registrou as características do elemento químico.
O nitrogênio era utilizado inclusive pelos alquimistas e já conheciam o ácido nítrico que era denominado “água régia”. Este elemento químico é de extrema importância principalmente para o crescimento vegetal. O processo onde o nitrogênio circula pelas plantas e pelo solo sob a ação de micro-organismos é conhecido como ciclo do nitrogênio.
Alguns compostos de nitrogênio já eram conhecidos na Idade Média: os alquimistas chamavam de aqua fortis o ácido nítrico e aqua regia a mistura de ácido nítrico e clorídrico, conhecida pela sua capacidade de dissolver o ouro .
O nitrogênio, também conhecido como azoto é um elemento de extrema importância para o planeta Terra, ele se encontra no grupo 15 da tabela periódica e é um elemento não-metálico. Ele representa 78% da atmosfera terrestre em volume.
Como fazer uma autodeclaração de renda familiar?
Onde ver a seleção brasileira hoje?
Como ver a senha do meu Gmail no meu celular?
Como fazer um mestrado gratuito?
Como fechar o filé References do AutoCAD?
Como abrir o J5 Prime para colocar o chip?
Como quitar financiamento Banco GM?
Como fechar um programa travado em tela cheia?
O que fazer para fechar a Diastase?
Qual o Ônibus que passa no Museu do Amanhã?
Quanto tempo demora para fechar um MEI?
Como transformar uma equação em Trinomio quadrado perfeito?
Como transferir dinheiro do cheque especial?
Quais são os objetivos do processo licitatório de acordo com a Lei n 14.133 2021?
Qual Operadora já tem 5G no Brasil?