A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.
1 – Pulgões Eles são as pragas mais comuns e atacam tanto as grandes plantações quanto os cultivos de quintais. Trata-se de insetos sugadores. Suas principais vítimas são os brotos e botões de flores. Para causar destruição, atacam as extremidades e retiram as substâncias da planta.
São elas: manjericão, alho, cebola ou alecrim – que afastam as pragas e invasores devido ao seu forte cheiro -, e hortelã, crisântemo, salsinha, orégano, estragão ou citronela. Você também pode contar com a ajuda de plantas atrativas, que funcionam como uma barreira capaz de impedir que as pragas cheguem até a horta.
Conhecida como a ave rapina dos insetos, a libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais.
São predadores de pulgões coleópteros, dípteros, neurópteros, heterópteros, himenópteros e aranhas. Existem mais de 5 mil espécies de coccinelídeos (insetos da família dos coleópteros) que são predadores de pulgões e são encontrados em quase todas as partes do mundo.
Faça iscas! Você pode usar cascas e restos de hortaliças que contém mais água, como pepinos e melancias. Eles atraem as lesmas, e ao colocá-los próximo das plantas você verá elas migrando em direção às iscas. Deixe por 2h, aproximadamente, e retire a isca (que estará cheia de lesmas).
Parasitoides são organismos que provocam a morte de seus hospedeiros para completar o seu desenvolvimento e atuam como parasitas apenas no estágio larval, quando se desenvolvem em apenas um hospedeiro, tendo os adultos vida livre.
Os principais insetos de jardim são moscas, piolhos, caracóis, mosquitos, lagartas, gafanhotos e escaravelhos. Além desses, besouros e lesmas costumam aparecer ocasionalmente e causar incômodo para as plantas. Felizmente, há diversas maneiras de detê-los ou evitá-los e, assim, recuperar todo o seu jardim.
Não bichinhos nojentos! Mais conhecidos como ‘caruncho’, esse inseto é geralmente encontrado em armários de cozinha e se alimentam de grãos como feijão e arroz, alguns tipos de farinha como a de trigo e o fubá e até daquele seu sagrado macarrão.
Este artigo foi visualizado 223 268 vezes. Muitas pessoas já abriram um saco de farinha e encontraram muitos insetos, os chamados “bichos da farinha”, infestando-o. Essas pragas são pequenas, semelhantes aos besouros e possuem uma coloração marrom avermelhada (alguns conseguem voar).
Suseli, existem muitos tipos de mosquinhas que surgem nas plantas atrás de umidade e matéria orgânica. Há drosófilas, as moscas pequenininhas de banana, comuns também em composteiras, mosquitos variados e um grupo chamado de fungus gnats, que inclui a espécie Bradysia impatiens, mais comum mosquinha encontrada na jardinagem.
Elas causam vários estragos nas plantas, além de favorecer o surgimento de doenças, principalmente fúngicas. As pragas geralmente se tornam um problema mais sério quando há um desequilíbrio ecológico no sistema onde a planta está inserida.
Como fazer o pedido da Jequiti?
Como jogar jogos de PS4 no PS5?
Como dar o vermífugo drontal para gatos?
Qual o valor do pedido mínimo abelha rainha?
Como reparar o Microsoft Office 2013?
Como corrigir o erro de inicialização do Windows?
Como renovar a carteira do Ipês?
Onde renovar Carteira de Identidade em Curitiba?
Como atualizar o CPF para casado?
Como baixar imagem do Pinterest com qualidade?
Como renovar a Licença da Polícia Federal?