Filho do funcionário público e poeta Clodoaldo Pereira da Silva e da pianista Lídia Cruz desde cedo já mostrava interesse por poesia. Ingressou no colégio jesuíta Santo Inácio onde fez os estudos secundários. Entrou para o coral da igreja onde desenvolveu suas habilidades com a música.
Suzana de Moraes
Pedro de MoraesGeorgiana de MoraesLuciana de MoraesMaria de Moraes
Vinicius de Moraes/Filhos
Fez parte do coral da igreja, onde despertou e desenvolveu seus talentos musicais. Em 1929 ingressou no curso de Direito da Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e em 1933, o ano de sua formatura, publicou "O Caminho Para a Distância".
Em síntese, foi um dos grandes nomes da cultura do Brasil no século XX. Vinicius de Moraes também é conhecido como “poetinha”, apelido dado pelo seu grande parceiro Tom Jobim, com quem escreveu a música brasileira mais famosa do mundo e um dos ícones da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”.
Primeiramente, os versos eram bastante longos e com tom mais melancólico e angustiante. No segunda fase da carreira, a linguagem passa a ser mais objetiva e de simples compreensão, com tons realistas. No entanto, Vinícius de Moraes nunca deixou de expressar a ternura e a plenitude dos sentimentos com o estilo lírico.
9 de julho de 1980 Vinicius de Moraes/Data de falecimento
Neste ano de 2020, completam-se quatro décadas da morte do poeta. Durante a entrevista, José Castello explicou que, para Vinicius de Moraes, a vida não fazia sentido sem paixão. O poeta teve nove esposas e incontáveis casos.
Obras mais conhecidas de Vinícius de Moraes
Vinicius de Moraes foi um poeta, dramaturgo, escritor, compositor e diplomata brasileiro. É autor de “Soneto de Fidelidade”, uma das mais importantes obras da literatura Brasileira, da peça “Orfeu da Conceição”, e ainda, um dos precursores da Bossa Nova no Brasil.
Biografia de Vinicius de Moraes. Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e compositor brasileiro. "Garota de Ipanema", feita em parceria com Antônio Carlos Jobim, é um hino da música popular brasileira. Além de ter sido um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores, nos anos 50, ...
Com a morte do pai, em 1950, Vinicius de Moraes retornou ao Brasil. Nos anos 1950, Vinicius atuou no campo diplomático em Paris e em Roma, onde costumava realizar animados encontros na casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda .
As cônjuges de Vinicius de Moraes foram: Beatriz Azevedo (Tati), Regina Pederneira, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nellita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues, e a última, com quem foi casado até morrer, Gilda Matoso.
Veja ainda os principais livros de poesia de Vinicius de Moraes: 1 Forma e exegese (1935) 2 Ariana, a mulher (1936) 3 Cinco elegias (1943) 4 Poemas, sonetos e baladas (1946) 5 Antologia poética (1954) 6 Livro de sonetos (1957) 7 A arca de Noé (1970) More ...
Pode retificar a declaração final de espólio?
Quando posso retificar uma ECD?
Como tomar cloreto de magnésio líquido?
Como fazer restituição do Imposto de Renda 2021?
Quais são os tipos de intolerância à lactose?
Para que serve o remédio cloridrato de ciprofloxacino 500mg?
Qual é a lei de processo penal?
Para que serve o medicamento biofenac DI?
Como instalar corretamente o aTube Catcher?
Qual o significado do banho de canela?
Como retificar a RAIS enviada pelo eSocial?
Como tomar cloreto de magnésio para nervo ciático?
Como retificar o Mapa da Polícia Federal?
Para que serve losartana e atenolol?
Quais os benefícios do chá da folha de carambola?
Como tomar cloreto de magnesio PA em comprimidos?
Para que serve o Cloreto de Potássio PA?