Depois da Idade Média, os mapas se aperfeiçoaram e, com as descobertas feitas pelas grandes navegações, passaram a ter outros continentes integrados à representação. Desde então, os meios de representação do espaço foram aperfeiçoados e a confecção de mapas teve grande evolução.
Os primeiros mapas formais foram traçados no século VI a.C., durante expedições militares e de navegação. Com o passar dos anos, a cartografia se formalizou e evoluiu como ciência, dando origem à arte de representar a superfície da Terra por meio de desenhos. A criação de mapas já era comum em povos primitivos.
Os primeiros mapas eram feitos de madeira ou argila (esculpidos ou pintados) — também podiam ser desenhados sobre a pele de animais ou paredes rochosas. Com a invenção do papel, por volta do ano 100, eles passaram a se feitos em folhas de papel (obtidas, no começo, a partir de plantas).
Utilização da cartografia atualmente Atualmente, os recursos utilizados pelos cartógrafos possibilitam que as informações sejam bastante precisas. Os dados são transmitidos por satélites potentes, e o cartógrafo fica responsável por interpretar e organizar estes dados de forma científica.
Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.
Os mapas medievais "T e O" originaram-se da descrição do mundo na obra Etymologia de Isidoro de Sevilha. Este conceito de cartografia medieval representa apenas o hemisfério norte de uma Terra esférica, dedução feita a partir da projeção da porção habitada do mundo conhecida nos tempos romanos e medievais.
Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
A cartografia foi inventada pelos Sumérios, antiga civilização na região da Mesopotâmia, atual Iraque, e surgiu por volta do ano de 2.500 a.C. Trata-se da ciência que representa a Terra através de mapas, cartas e planos. O primeiro mapa foi confeccionado de argila e seria a representação de um rio.
Os mapas modernos são diretos, sintéticos e precisos. Por meio deles, pode-se ter uma imagem geral de uma configuração geográfica, com dados matemáticos. A origem do mapa remonta a aproximadamente 4.500 anos. Antes de saber escrever, o homem já fazia desenhos para representar o espaço em que vivia.
O mapa mais antigo que se conhece foi feito pelos babilônios em um pedaço de cerâmica, entre os séculos 25 e 23 a.C. Trata-se de uma placa de barro cozido, de apenas sete centímetros, representando o vale de um rio, provavelmente o Eufrates, cercado por montanhas, indicadas em forma de escamas.
Os primeiros mapas formais foram traçados no século VI a.C., durante expedições militares e de navegação. Com o passar dos anos, a cartografia se formalizou e evoluiu como ciência, dando origem à arte de representar a superfície da Terra por meio de desenhos. A criação de mapas já era comum em povos primitivos.
Mapas: Evolução das cartas aprimorou representação do mundo - UOL Educação Um mapa é o plano onde se descrevem os fenômenos naturais e da humanidade. Esses fenômenos são representados por sinais específicos, de acordo com os princípios da
Qual animal demora mais para morrer?
Qual a validade de uma procuração pública?
Como visualizar documentos em PDF?
O que é alongamento para que serve?
Qual o tipo de diabetes que precisa de insulina?
Quem tem hidrocefalia tem direito a aposentadoria?
Qual é a primeira língua considerada pelos surdos e a sua segunda língua?
Para que serve o defletor do escapamento?
Como montar um posto bandeirado?
Qual a cor de lente que fica mais natural?
Onde fica o nosso número no código de barras?
Qual melhor horário para tomar óleo de rícino?
Qual o melhor plano da maquininha Ton?
Qual vacina é melhor V8 ou V10?