Como recebe altas doses de radiação, a pele pode ficar avermelhada ou até mesmo apresentar pequenos ferimentos, reações chamadas de radiodermite, ou seja, lesões na pele após a exposição à radiação. Dores, assaduras e secreções são outros efeitos possíveis.
Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejáveis mais frequentes são: Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: é recomendável comer pouco e em mais vezes.
Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:
Riscos (contras) Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.
Recomendações importantes para o cuidado da pele durante e após a radioterapia
preferência a sabonete líquido íntimo. Evite roupas justas, jeans ou lycra.
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Tão eficaz quanto o tratamento cirúrgico, a radioterapia tem se mostrado uma aliada no combate ao câncer de próstata, que se descoberto ainda na fase inicial, tem até 90% de chances de cura.
Caso tenha alguma restrição para beber líquidos, seguir a recomendação médica. Após a aplicação da radiação, aplique uma camada fina de creme hidratante indicado pelo enfermeiro, massageando o local com leveza até perceber que a pele está quase seca.
Entre as principais estão caminhadas, pilates e hidroginástica, pois favorecem a liberação de substâncias que causam bem-estar, amenizando a dor sem sobrecarregar o organismo. Como é possível notar, simples ações podem trazer muito mais qualidade de vida ao paciente e diminuir os efeitos colaterais da radioterapia.
Entretanto equipamentos modernos de radioterapia permitem um melhor direcionamento dos feixes de radiação, então esses problemas são raros hoje. Uma complicação rara da radioterapia da mama é o desenvolvimento do angiossarcoma. Esses cânceres são raros e podem crescer e se disseminar rapidamente.
A radioterapia é usada para tratar o cancro numa série de formas: Após a cirurgia, para se livrar de todas as células cancerígenas que ficaram remanescentes na área da mama. Isto reduz o risco do cancro voltar. Se foi submetida a cirurgia conservadora da mama, geralmente fará a radioterapia para o tecido mamário remanescente.
Possíveis Efeitos Colaterais da Radioterapia Externa Os principais efeitos colaterais a curto prazo da radioterapia com feixe externo para câncer de mama são: Inchaço e sensação de peso na mama. Alterações na pele na área irradiada. Fadiga. As alterações da pele podem variar de vermelhidão leve a bolhas e descamação.
Se foi submetida a cirurgia conservadora da mama, geralmente fará a radioterapia para o tecido mamário remanescente. Se realizou uma mastectomia, a radioterapia pode vir a ser efectuada na área torácica, especialmente se o tumor for grande, ou se as células cancerígenas se espalharam para os gânglios linfáticos debaixo do braço.
Por que o México é um país emergente?
O que é prazo no processo civil?
Como vender bens do curatelado?
Qual é o conceito de empresário?
Quais são os sintomas da falta de vitamina B12?
Quantos dias tem em um trimestre?
São exemplos de danças ou folguedos de Pernambuco?
Como eu faço para configura o meu celular em 4G?
Onde apertar na mão para dor de cabeça?
Quem pode pagar 5% sobre o mínimo facultativo baixa renda?
Como saber se o violino e 4 4?
Como funciona o número provisório?
Quais são os tipos de sistemas construtivos?
Quais os cuidados de enfermagem Pós-operatório?