Prazo processual é um período legalmente determinado para as partes realizarem ações dentro de um processo judicial. No Novo CPC, o sistema de contagem de prazos está previsto no art. 219 e começa a partir do primeiro dia útil após a publicação da intimação e inclui o dia do vencimento, sempre em dias úteis.
A doutrina conceitua prazo como sendo o espaço de tempo definido para a prática de um determinado ato processual, que pode ser contado em horas ou dias, e é fixado na legislação. É aquele lapso de tempo entre o termo inicial e o termo final, no qual o ato processual pode ser validado.
A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.
São os períodos determinados para realização de um ato processual. Os prazos podem ser definidos por juízes, os chamados prazos judiciais, e há casos em que podem ser estipulados pela lei, os chamados prazos legais. Geralmente, é em torno desses prazos que os escritórios definem sua rotina.
Os prazos processuais em dias devem ser contados em dias-úteis (CPC, art. 219). Isso significa que o prazo processual é suspenso (para de correr e volta no próximo dia útil) nos feriados, entendidos como os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense (CPC, art. 216).
27 curiosidades que você vai gostar
§ 4º Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação. § 5º A criação do Diário da Justiça eletrônico deverá ser acompanhada de ampla divulgação, e o ato administrativo correspondente será publicado durante 30 (trinta) dias no diário oficial em uso.
Logo vemos que se for um prazo de dias, meses é DECADÊNCIA, ou então quando for de ano e dia; ano e mês ou ainda ano, mês e dia, tudo junto, trata-se de prazo decadencial. Como se vê o prazo decadencial não passa de dois anos. Agora, quando vier expresso em anos, poderá ser tanto prescricional ou decadencial.
A certidão de Não Leitura serve para sinalizar que a parte intimada via portal eletrônico não se deu por intimado ou não leu a intimação dentro do prazo estipulado de 10 dias corridos para as ações criminais e 10 dias úteis para as ações não criminais.
2ª regra: contam-se os prazos excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, ou seja, a contagem será iniciada no primeiro dia útil subsequente ao dia da ciência/conhecimento. Entendimento do artigo 775 da CLT: Consolidação das Leis do Trabalho, 1943.
Como saber se a pessoa tem algum processo criminal?
O que significa a palavra convergente?
Qual é a média de nota da Unip?
Como funciona a elétrica de um motorhome?
Como saber se você é uma pessoa saudável?
Como se conectar a uma rede usando um Hamachi?
O que fazer para não ter mal de Alzheimer?
O que aconteceria se a Terra não realizasse?
Qual foi a causa do Michael Jackson morrer?
Como saber se uma mulher de Escorpião está interessada?
Como consultar se tenho bitcoins?
Qual o exame que detecta o tétano?
Quais são os sintomas de alergia alimentar?
Vai ter o 4 filme de Divergente?
O que acontece quando estourou uma veia da cabeça?
Como saber qual potência é maior que a outra?