Pode a ilegitimidade ser reconhecida de ofício?

Pergunta de Tomé Fábio de Pinheiro em 03-10-2025
(4 votos)

51 , da Lei 9.099 /95. Por ser matéria de ordem pública, a ilegitimidade ativa ad causam pode ser reconhecida e pronunciada de ofício em qualquer tempo e grau de jurisdição. (STJ, AgRg no REsp 1362369/MG ).

Quando pode ser alegada ilegitimidade ativa?

As questões de ordem pública, no caso a ilegitimidade das partes, podem ser alegadas em qualquer tempo e grau de jurisdição ordinária, podendo ser, até mesmo, conhecidas de ofício pelo juiz, o que afasta as teses de julgamento ultra petita e reformatio in pejus, levantadas pelos recorrentes.


Quando posso alegar ilegitimidade passiva?

339. Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação.

O que é ilegitimidade ativa?

Ilegitimidade ativa: quando o autor do processo está pedindo o direito de outra pessoa. Um exemplo seria o marido entrar com uma ação contra uma empresa quando de fato o dano foi sofrido pela esposa.

O que quer dizer ilegitimidade passiva ad causam?

1) Conceito: consiste na ilegitimidade do autor para pleitear em juízo por não ter direito de ação contra o réu ou quando não há identidade entre pessoa do autor e do réu.

CONTESTAÇÃO - ILEGITIMIDADE PASSIVA | PROCEDIMENTO COMUM: FASE POSTULATÓRIA - AULA 31


22 curiosidades que você vai gostar

O que fazer em caso de ilegitimidade passiva?

A aceitação do autor, após a alegação da ilegitimidade com a indicação do correto sujeito passivo da relação jurídica, deve ser feita no prazo de 15 dias após a intimação para se manifestar sobre a contestação ou sobre essa alegação do réu.

Quem tem legitimidade ativa ad causam?

Legitimidade ativa no CDC

No Direito Processual do Consumidor, naturalmente, a legitimidade ativa ad causam pertence aos consumidores ou vítimas de relação de consumo que possuam um direito exigível em face do fornecedor destes produtos e serviços.

O que é ilegitimidade processual?

O direito de ação, visto como incondicionado, logra por promover a rejeição da figura das condições da ação. Dentre estas, localiza-se a ilegitimidade processual. Para essa corrente, o termo “carência de ação” inexiste, posto que todo provimento jurisdicional incorpora, em sua essência, uma sentença de mérito[4].

O que é ilegitimidade de parte no processo penal?

A ilegitimidade ad processum é quando a parte é ilegítima para a propositura de atos processuais, por exemplo, a queixa crime é peça inaugural nos crimes de ação penal privada, em que o próprio ofendido ou quem tiver qualidade para representá-lo, faz uma exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias.



Outras questões

É crime baixar jogos pirata?

Qual o custo para montar um centro automotivo?

Como saber se a antena está apontada certo?

Qual é o princípio mais importante do treinamento?

Qual é a visão da empresa McDonalds?

Quais são os tipos de transporte público?

Pode ser que dê certo?

Quanto rende 100 reais no PicPay por mês?

Como calcular um índice acumulado?

Em que o cálcio é usado?

Como deixar uma pedra brilhosa?

É possível cancelar cartão de crédito mesmo com dívidas?

Como escrever centímetro abreviado?

Como usar o 0800?

Qual melhor negócio para 2022?

O que é aneurisma cerebral calcificado?

O que se deve fazer em caso de trovoada?

Quanto custa um Chery 2018?

Como escrever uma carta a pedir ajuda?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com