Pode a ilegitimidade ser reconhecida de ofício?

Pergunta de Tomé Fábio de Pinheiro em 27-05-2022
(4 votos)

51 , da Lei 9.099 /95. Por ser matéria de ordem pública, a ilegitimidade ativa ad causam pode ser reconhecida e pronunciada de ofício em qualquer tempo e grau de jurisdição. (STJ, AgRg no REsp 1362369/MG ).

Quando pode ser alegada ilegitimidade ativa?

As questões de ordem pública, no caso a ilegitimidade das partes, podem ser alegadas em qualquer tempo e grau de jurisdição ordinária, podendo ser, até mesmo, conhecidas de ofício pelo juiz, o que afasta as teses de julgamento ultra petita e reformatio in pejus, levantadas pelos recorrentes.


Quando posso alegar ilegitimidade passiva?

339. Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação.

O que é ilegitimidade ativa?

Ilegitimidade ativa: quando o autor do processo está pedindo o direito de outra pessoa. Um exemplo seria o marido entrar com uma ação contra uma empresa quando de fato o dano foi sofrido pela esposa.

O que quer dizer ilegitimidade passiva ad causam?

1) Conceito: consiste na ilegitimidade do autor para pleitear em juízo por não ter direito de ação contra o réu ou quando não há identidade entre pessoa do autor e do réu.

CONTESTAÇÃO - ILEGITIMIDADE PASSIVA | PROCEDIMENTO COMUM: FASE POSTULATÓRIA - AULA 31


22 curiosidades que você vai gostar

O que fazer em caso de ilegitimidade passiva?

A aceitação do autor, após a alegação da ilegitimidade com a indicação do correto sujeito passivo da relação jurídica, deve ser feita no prazo de 15 dias após a intimação para se manifestar sobre a contestação ou sobre essa alegação do réu.

Quem tem legitimidade ativa ad causam?

Legitimidade ativa no CDC

No Direito Processual do Consumidor, naturalmente, a legitimidade ativa ad causam pertence aos consumidores ou vítimas de relação de consumo que possuam um direito exigível em face do fornecedor destes produtos e serviços.

O que é ilegitimidade processual?

O direito de ação, visto como incondicionado, logra por promover a rejeição da figura das condições da ação. Dentre estas, localiza-se a ilegitimidade processual. Para essa corrente, o termo “carência de ação” inexiste, posto que todo provimento jurisdicional incorpora, em sua essência, uma sentença de mérito[4].

O que é ilegitimidade de parte no processo penal?

A ilegitimidade ad processum é quando a parte é ilegítima para a propositura de atos processuais, por exemplo, a queixa crime é peça inaugural nos crimes de ação penal privada, em que o próprio ofendido ou quem tiver qualidade para representá-lo, faz uma exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias.



Outras questões

Qual é o certo doce ou doce?

Como separa a palavra fugia?

Como uma pessoa que tem hipermetropia enxerga?

Para que que serve o exercício da prancha?

Como fazer pectina em pó?

Como funcionam os trens da linha amarela?

Como instalar Itaú Bankline?

Como é feito o cálculo da hora reduzida?

O que é a jornada da Desfudência?

Como funciona a linha de sucessão do trono?

Como se escreve anime em português?

Como funciona Amakha Paris?

Qual é a classificação da palavra copo?

Como se escrever crepe?

Qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro jogando?

Como economizar dinheiro no cofre?

Como ganhar dinheiro com computadores velhos?

Como funciona o sistema de gotejamento?

Quanto dá pra lucrar vendendo sorvete?

Como funciona maquininha Ton?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com