2.2 Localizar os antigos proprietários Após a localização, basta comparecer no Cartório de Notas de sua preferência para solicitar a lavratura do documento. Deverão ser apresentados vários documentos como RG, CPF, se for casado Certidão de Casamento, Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel, entre outros.
Para conseguir fazer a averbação do imóvel é necessário lavrar a escritura de compra e venda. É importante destacar que, quando a cidade possui mais de um cartório, o proprietário deverá verificar em qual deles o registro do imóvel foi realizado.
No momento da compra de um imóvel, a escritura está na lista dos documentos que precisam estar em dia, e ainda deve ser assinada juntamente com o contrato de compra e venda, trazendo segurança tanto para o comprador, como para o vendedor.
Deve ser requerida a emissão da Guia do ITBI constando as informações do comprador, do vendedor e do imóvel, assim como o valor pago pelo imóvel. Todos os envolvidos devem comparecer, conjuntamente, ao tabelionato, onde será realizada a leitura da escritura pelo tabelião, o ato será lavrado e as assinaturas colhidas.
Como legalizar uma obra já construída: 7 passos
Averbar construção só com documentos exigidos por lei
Depois, é preciso que esta escritura seja levada ao cartório de Registro de Imóveis, para seu efetivo registro. Observe que o comprador do imóvel só será efetivamente seu proprietário após o devido registro desta escritura, conforme o art. 1.245 do Código Civil.
E isto ocorre porque grande parte das pessoas não sabe que no Brasil, para que uma pessoa seja realmente a proprietária do imóvel, é preciso realizar sua escritura e seu registro. Este artigo, portanto, tem o condão de demonstrar algumas formas de regularizar um imóvel que se encontra irregular.
O fato é que você, querendo ou não, terá que encarar a burocracia que envolve o setor imobiliário. Para haver um registro de compra e venda, é fundamental a formalização do evento que ocorre por meio da escritura pública de compra e venda no cartório de notas.
Este documento pode ser obtido por qualquer pessoa no cartório de registro de imóveis onde está registrado o imóvel. Neste documento é possível saber o histórico do imóvel (quem foram os antigos proprietários, se o imóvel já foi dado em garantia, se está penhorado, etc) e quem é efetivamente seu proprietário.
Como acabar com a endometriose naturalmente?
Como calcular as unidades de insulina?
Para que é indicado a pomada neomicina?
Como se apresentar no Instagram?
Como funciona a mídia Programatica?
Quanto é 1 2 de colher de chá?
Quem é o primeiro na linha de sucessão?
Como funciona a máquina pública?
Como a nitroglicerina explode?
Qual é o nome da nave do Boba Fett?