Como iniciar uma ação social na igreja?
A partir da sua fundação, a igreja é vista como um local de auxílio material aos seus membros mais necessitados. O apóstolo Tiago, no capítulo 1.27, exorta para que a igreja olhe, vele, assista às pessoas que estão carentes de assistência social, de ajuda, como os órfãos e as viúvas em suas necessidades.
O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
Como montar um projeto social em 4 passos
A assistência a quem não tem condição de cuidar de si – crianças, anciãos, deficientes, etc – é pura caridade cristã. Aos capazes de assumir pessoalmente o próprio caminho a ação social da Igreja chama-se promoção social. Desperta nos pobres a consciência da própria dignidade e a coragem do compromisso .
Uma das formas de realizar uma ação social na sua empresa é motivando seus colaboradores a serem voluntários. Em ações presenciais, conhecidas como missões, os voluntários levam doações e alegria para aqueles que precisam. Além disso, eles podem também se voluntariar para ajudar a instituição por “trás dos panos”.
A Doutrina Social da Igreja sustenta que o direito à propriedade privada está subordinado ao princípio da destinação universal dos bens e não deve constituir um impedimento ao trabalho. ... A propriedade, que se adquire com o fruto do trabalho, tem por dever servir ao trabalho.
A igrejas católica de fato influenciava toda a sociedade principalmente na idade média, até mesmo no século XIX ainda era extremamente influente principalmente no quesito social, ou seja, o serviço social era extremamente influenciado pela igreja católica.
A relação da Religião com o Serviço Social se dá devido ao fato de que o Serviço Social, desde sua gênese, tem como pressuposto atender às demandas e necessidades sociais que se instauram na sociedade de forma mais acentuada com a ascenção da sociedade capitalista.
Por isso, listamos alguns projetos que podem fazer parte da realidade da sua comunidade, como complementares à realização de uma ação social na igreja: Uma frente de ação que é realizada é a melhoria e ampliação do acervo de bibliotecas comunitárias ou de escolas públicas.
Buscar sempre a transparência para com seus membros. Aprender com os erros e sempre aperfeiçoar os processos de gestão da Igreja. Este são apenas alguns, claro que muitas outras ações podem ser tomadas de acordo com as necessidades do dia a dia.
Entregar as carteirinhas de cada membro. Entregar certificados para membros (Nascimento, batismo e outros). Informativos sobre entradas no mural da Igreja, para que os membros possam conferir. Buscar sempre a transparência para com seus membros. Aprender com os erros e sempre aperfeiçoar os processos de gestão da Igreja.
Mesmo com tudo a isso as igrejas verdadeiras seguem as escrituras sagradas que é a Bíblia, ela é o manual do cristão e das igrejas. Porém, lidamos com membros, pessoas de toda natureza então as igrejas precisam se organizar. Por isso seguem 10 dicas que o pessoal do Sistema Sigloc recomenda para sua gestão de igreja.
Como tirar visto permanente Japão?
Como saber a conta e agência do Caixa Tem?
Como saber meu número NIS pelo CPF?
Como remover plástico de inox?
Como tirar o verde da água do tanque de peixes?
Como fazer o cálculo de rampa para garagem?
Como saber a quantidade de pixels do meu monitor?
Como saber a posição da Lua no mapa astral?
Qual desculpa inventar para sair do trabalho?
Como saber se um número é divisível por 4?
O que fazer quando o vídeo do YouTube fica travando?
Como retirar o dinheiro do MEI?
Como tirar visto Mercosul no Brasil?
Como retirar o tampão do olho?
Quanto tempo deixar o ketchup no cabelo para tirar o verde?
Como isolar os vocais no Audacity?