Para clarinetes soprano Sib essas são as configurações mais comuns:
Ao longo dos tempos surgiram clarinetes de dimensões e timbres variados como a Requinta (Mi bemol), o Clarinete em Dó (de timbre mais brilhante), em Si bemol (muito usado na atualidade), Clarinete em Lá (de pouco uso) e Clarinete-baixo em Si bemol, uma oitava abaixo do outro de mesma tonalidade.
A clarineta francesa, conhecida como do Sistema Boehm tem um tubo que mede 14.85mm, enquanto que o tubo da clarineta alemã, conhecida como do Sistema Öhler, mede 14.70 mm e o tubo da clarineta inglesa mede 15.00 mm.
Peso: 0.72Kg. Peso com estojo: 2.28Kg.
A clarineta, ou clarinete, é um instrumento de sopro da família das madeiras, formada por um tubo cilíndrico, um sistema de chaves semelhante ao da flauta, uma palheta simples, uma boquilha por onde o músico sopra e uma campana na extremidade oposta.
As partituras do clarinete soprano estão na Clave de Sol, mas o clarinete é um instrumento transpositor. ... O mais comum é o clarinete soprano, afinado em Si bemol, mas existem 3 clarinetes mais agudos e 6 clarinetes mais graves.
O clarinete tem uma extensão da tessitura musical muito grande e, por isso, é muito difícil manter o equilíbrio entre os sons agudos e graves no que se refere à afinação e timbre (conjunto de formantes do som).
Barriletes e a campanas especializados podem ser feitos de vários tipos de madeira, de alumínio, cerâmica ou outros materiais. Os clarinetes utilizam palheta simples, uma lâmina feita de cana-do-reino . O clarinete tem cinco partes, que são: a boquilha, o barrilete, o corpo superior, o corpo inferior e a campânula.
O predecessor do clarinete foi a charamela que se pode considerar como o primeiro instrumento musical de palheta única. Apareceu em finais de 1600 e era muito pouco versátil e funcional uma vez que a tua tessitura não chegava sequer às 2 oitavas.
POSTURA CORRETA DO CLARINETISTA O Aluno deve estar relaxado, os pés devem estar confortavelmente separados, com a cabeça acima e os ombros para baixo. Este procedimento ajuda na respiração. Os braços devem pouco para fora do corpo, com o Clarinete em um ângulo de 45 graus do seu corpo.
Há, também, os clarinetes mais agudos, também conhecidos como requinta em Mi bemol, raramente encontrados em Ré ( Richard Strauss e Stravinsky ), e os clarinetes mais graves]