O primeiro passo é forrar o fundo da caixa superior com folhas secas e pequenos galhos ou serragem. Esta primeira camada vai funcionar como dreno para a composteira. Em seguida deve-se colocar a terra com as minhocas e logo acima os resíduos orgânicos.
Coloque 5 cm de terra preta nas duas caixas que foram furadas com a broca n°4 e cubra a terra com as minhocas. Por cima das minhocas, jogue o lixo orgânico de cozinha sempre na caixa de cima e cubra com serragem de madeira ou folhas secas, tampando a composteira.
Uma regra básica: para cada parte de lixo úmido que você adicionar, acrescente duas partes de lixo seco (pode ser grama, serragem, folhas). A minhoca vai se alimentar dessa matéria orgânica e transformá-la em húmus, diminuindo pela metade o tempo do processo de compostagem.
O primeiro passo é forrar o fundo da caixa superior com folhas secas e pequenos galhos ou serragem. Esta primeira camada vai funcionar como dreno para a composteira. Em seguida deve-se colocar a terra com as minhocas e logo acima os resíduos orgânicos.
Podem ir para a composteira os restos de alimento além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.
Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.
Compostagem é um método de reciclagem de resíduos sólidos orgânicos, sendo estes reaproveitados para a produção de adubos e fertilizantes. O processo da compostagem costuma ser feito de modo natural, através da decomposição dos resíduos orgânicos (de origem animal ou vegetal) por microrganismos, como bactérias e fungos, por exemplo.
Umidade – Assim como para nós, a água é muito importante para as bactérias, fungos e insetos que realizam a compostagem. Portanto, é necessário monitorar a quantidade de água presente na leira de compostagem. Não pode haver muita, nem pouca água.
Nas duas superiores devem haver pequenos furos, que serão responsável pela comunicação entre uma caixa e outra. São nessas caixas que será feita a compostagem (processo de decomposição natural). A última caixa será utilizada apenas para coletar o resíduo líquido orgânico, que, se diluído, pode ser utilizado para regar plantas e hortas.
Temperatura – Durante o processo de compostagem ocorre liberação de calor, isso por que os microorganismos envolvidos geram calor enquanto degradam os resíduos orgânicos. O início do processo mostra uma grande elevação de temperatura que se mantém por um período e depois começa a cair até que o composto fique pronto.
O que é afinidade da interação antígeno anticorpo e avidez?
Como transformar um texto em vetor no Illustrator?
Qual a diferença da respiração forçada com a respiração tranquila?
Como ser um garimpeiro legalizado?
Como se tornar um ninja na vida real?
Como se dá a formação de uma voçoroca?
O que você entende por quantidade de movimento?
Como se tornar um gestor hospitalar?
Como ocorre a formação da raiz do dente?
Quanto ganha um mediador do Tj-rj?
Onde ocorre a digestão de carboidratos e proteínas?
Quando ocorre a fratura por estresse?
É possível se tornar um consumidor consciente?
Como saber a porcentagem de um valor que aumentou?
Como ocorre a drenagem da linfa no nosso organismo?
Como ser um funcionário de destaque?
Como transformar um texto em vetor no Photoshop?