Afinidade é a constante de equilíbrio que descreve a reação antígeno-anticorpo, como ilustrado na Figura 3. A maioria dos anticorpos têm uma elevada afinidade por seus antígenos. Avidez é uma medida da força total de ligação de um antígeno contendo muitos determinantes antigênicos e anticorpos multivalentes.
O termo antígeno ou imunógeno, significa toda espécie molecular de origem biologia isolada ou constituída por uma célula, vírus, liquido biológicos ou sintética que quando introduzida em um organismo vertebrado (chamado hospedeiro ou receptor) é capaz de produzir uma reação imune.
À medida que a resposta imunológica se torna amadurecida, os anticorpos da classe IgG também aumentam sua avidez. Nas primeiras fases da doença predominam as imunoglobulinas IgG com baixa avidez enquanto que na fase crônica ocorre uma situação contrária.
Em imunologia, se trata de uma reação não proposital entre antígeno-anticorpo. Onde o anticorpo se liga em um antígeno para o qual não foi especificamente produzido, pois este possui epítopos similares. Nesses casos, é possível haver a reação de anticorpos para antígenos sem haver exposição prévia.
Antígenos (Ag) são substâcias particuladas (células, bactérias, esporos de fungos e vírus, entre outras) ou moléculas solúveis (proteínas, glicoproteínas, lipoproteínas, polissacarídios) que apresentam duas características principais: imunogenicidade (capacidade de ativar linfócitos T e/ou B) e antigenicidade ( ...
Tipos
Relação antígeno-anticorpo Antígenoé qualquer substância, normalmente proteínas, reconhecidas como estranhas pelo organismo, o qual arma uma resposta imune contra este antígeno. Os antígenos podem ser, por exemplo, uma proteína do envoltório viral ou da membrana de uma bactéria.
Após sua produção, os anticorpos começam a interagir com os antígenos para garantir a defesa do organismo. Vale destacar que normalmente ocorre uma interação maior entre o anticorpo e o antígeno que causou sua produção, entretanto, pode haver a interação com outros antígenos ( reações cruzadas ).
A força de ligação entre anticorpo e antígeno é denominada afinidade. Esta força é comumente representada pela dissociação constante, ou seja, o Kd, é capaz de descrever a concentração dos antígenos necessária para ocupar os locais de ligação de ½ das moléculas de anticorpos presentes em uma solução com anticorpo.
As principais são: 1 Opsonização: O anticorpo liga-se ao antígeno e forma um complexo antígeno-anticorpo, que ajuda a induzir a fagocitose; 2 Neutralização: Processo que torna as moléculas invasoras inofensivas; 3 Ativação do complemento: Ocorre a ativação de proteínas que causam a ruptura da membrana de organismos invasores. More ...
O que fazer na Turquia em 5 dias?
Quais são as características de um contrato?
O que é preciso para ser um radiologista?
O que é uma autoclave e para que serve?
Quanto tempo leva para o álcool sair do corpo?
Como saber se o jabuti está grávida?
Quanto custa fazer unhas de gel?
Qual a diferença entre curatela e curador?
Para que serve a média harmônica?
Quais são os 5 principais grupos de artrópodes?
O que é o sistema nervoso entérico?
O que acontece quando a empresa não dá baixa na carteira?
Quanto ganha cristiano ronaldo?
O que se estuda em engenharia?