A causa de pedir se relaciona com pontos relevantes do processo civil, entre eles o contraditório. O juiz deve analisar, segundo seu próprio convencimento, se baseando estritamente nos fatos alegados no processo, pois só assim haverá a possibilidade de pleno exercício de defesa pelas partes.
O autor tem o ônus de indicar na petição inicial os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido. Deve apresentar, em outras palavras, a sua causa de pedir, que consiste no motivo pelo qual está em juízo, nas razões fático-jurídicas que justificam o seu pedido.
Nas palavras de Alexandre Freitas Câmara[46], “causa remota é o fato constitutivo do direito afirmado em juízo, e causa de pedir próxima é o fato alegado gerador do interesse de agir.” De acordo com este doutrinador, a redação do inciso III, do art.
O pedido é o objeto da ação, consiste na pretensão do autor, que é levada ao Estado-Juiz e esse presta uma tutela jurisdicional sobre essa pretensão. ... Pretensão dirigida para o próprio Estado-Juiz, retirando-o da inércia e forçando uma providência jurisdicional.
O que é uma estrutura organizacional de uma empresa?
Qual é o contrário de imatura?
Quantas calorias tem 2 colheres de uva passa?
Como preencher um cheque de 1000 00 reais?
O que é estacionar em fila dupla?
Como se vestir no mês de outubro na Itália?
Quais os sintomas da levedura?
O que provoca a estratificação térmica em lagos?
Qual foi o pecado que Gowther cometeu?
Qual a função da colheitadeira?
Qual o valor do aparelho coclear?
Quais os documentos necessários para dar entrada no Loas?
O que é uma agência dos Correios Comunitária?
Quais as principais ferramentas para formatação?