A causa de pedir se relaciona com pontos relevantes do processo civil, entre eles o contraditório. O juiz deve analisar, segundo seu próprio convencimento, se baseando estritamente nos fatos alegados no processo, pois só assim haverá a possibilidade de pleno exercício de defesa pelas partes.
O autor tem o ônus de indicar na petição inicial os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido. Deve apresentar, em outras palavras, a sua causa de pedir, que consiste no motivo pelo qual está em juízo, nas razões fático-jurídicas que justificam o seu pedido.
Nas palavras de Alexandre Freitas Câmara[46], “causa remota é o fato constitutivo do direito afirmado em juízo, e causa de pedir próxima é o fato alegado gerador do interesse de agir.” De acordo com este doutrinador, a redação do inciso III, do art.
O pedido é o objeto da ação, consiste na pretensão do autor, que é levada ao Estado-Juiz e esse presta uma tutela jurisdicional sobre essa pretensão. ... Pretensão dirigida para o próprio Estado-Juiz, retirando-o da inércia e forçando uma providência jurisdicional.
Como por modo noturno no mensager?
O que significa 3 1 2 dígitos?
Quem derrotou os medos e persas?
Quantos períodos tem a faculdade de Farmácia?
Quem é o Rei do Reino de Deus?
Quando usar Vossa Reverendíssima?
Qual a diferença entre AVA e Moodle?
Qual a importância dos indicadores hospitalares?
Quanto vale 1.000 pontos Livelo em reais?
Qual o melhor perfil de cores CMYK?
Quanto tempo dura a mudança de voz nos meninos?