Segundo o Banco do Brasil (BB), caso o trabalhador não tenha sacado o abono salarial 2020/2021 (ano-base 2019) dentro do calendário anual de pagamentos, o valor deverá ser solicitado ao Ministério da Economia por meio do "Alô Trabalhador", no telefone 158.
Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base; Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base; Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Consulta FGTS retroativo Quem desejar consultar o saldo disponível das Cotas do PIS, o cidadão deverá acessar ao site da Caixa Econômica Federal (CEF). Os valores também podem ser acompanhados pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para download no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS).
Como saber se tenho direito?
O atraso no pagamento foi porque algumas empresas entregaram a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) fora do prazo ou retificaram a declaração até 30 de setembro. Com isso, os trabalhadores dessas empresas não puderam ter acesso ao valor. O pagamento, assim como é de costume, seguirá a ordem do mês de nascimento.
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode retirar o valor nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou em uma Casa Lotérica.
O pagamento no valor de um salário mínimo, sempre é repassado aos trabalhadores a partir de julho. Neste ano, o Governo Federal suspendeu o repasse após reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), num acordo entre União, empresas e representantes de trabalhadores no fim de março.
Montante pode se retirado por quem trabalhou nas décadas de 19, além de herdeiros de trabalhadores falecidos. Cerca de R$ 24,5 bilhões ainda podem ser sacados por quem trabalhou nas décadas entre 1971 e 1988. Os valores são referentes às cotas e ao abono salarial do PIS/Pasep.
Como destacado no tópico acima, só tem direito a sacar o valor retroativo aqueles trabalhadores cadastrados no PIS durante o período de 19. Isto é, que trabalharam com carteira assinada por pelo menos algum tempo nesses anos. Mesmo quem já tenha feito o saque em algum momento, ainda pode ter dinheiro a receber.
Você, que trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 88 e está cadastrado no PIS pode realizar o saque, desde que não tenha feito o saque total do saldo anteriormente,” esclarece a Caixa. Durante o período citado, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no fundo em nome de cada um de seus funcionários.
Em 2020, a Medida Provisória nº 946, de 7 de abril, extinguiu Fundo PIS e migrou o dinheiro para o FGTS. Mas, isso não quer dizer que o dinheiro foi perdido. Neste caso, o saldo retroativo disponível no antigo fundo PIS foi migrado inteiramente para o FGTS e pode ser sacado até o dia .
O saque do retroativo do PIS ainda causa dúvidas sobre quem possui direito e como obter o benefício em 2020, sobretudo em meio à crise financeira causada pela pandemia de coronavírus. Neste domingo (22), explicamos os detalhes sobre este assunto.
O que significa o nome Tupana?
O que é preciso para ganhar uma estrela na Calçada da Fama?
O que são os programas de saúde?
Como saber o fator de impacto das revistas?
Quais são os tipos de exercício aeróbico?
Qual a frequência de recombinação entre os genes AEB?
O que aconteceu 7 anos depois Banana Fish?
Como ser fotografa de New born?
Qual o conceito do termo lesão?
Como copiar o texto de uma imagem PDF?
Como prender a respiração por mais tempo?
Qual melhor corte de cabelo para quem tem testa grande?
Como se despedir formalmente em uma carta?
Quais são os impactos ambientais positivos?
O que acontece se for pego com arma de fogo registrada?
O que causa a anemia ferropriva?