Como ensinar ética? Em 1º lugar, a escola precisa comunicar com clareza quais são seus valores e regras como instituição, em 2º seus colaboradores, professores e direção, irão transmitir por meio do exemplo, suas atitudes e comportamentos como profissionais.
A Ética fala ao espírito e a alma, só pode ser reconhecida quando praticada; logo para se tornar bom, para ser um homem bom, é preciso praticar atos bons. revela-se propício cenário para a prática da ética cotidiana e consequentemente para a prática pedagógica.
A escola pode trabalhar práticas como:
A necessidade de uma educação ética e moral se tornam muito importante e necessária para formar indivíduos solidários e cooperativos, auxiliando-os na sua identidade autonomia. Ela é o caminho para promover as transformações que se fazem necessárias na formação ética e moral dos indivíduos.
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.
Portanto, pode-se depreender que a ética diz respeito à relação do indivíduo com ele mesmo, vinculada às suas aspirações, e a moral, por sua vez, diz respeito às ações do indivíduo com o outro, com quem convive em sociedade.
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Dessa forma, uma pessoa antiética é aquela que vai contra tudo que um grupo ou organização faz.
Algumas atitudes são imprescindíveis:
Veja o por que! Esta pesquisa objetivou evidenciar a importância da ética na educação. Em todos os setores, e na educação não é diferente, necessitamos de profissionais com integridade, verdade, que desejam o melhor para o outro, que se envolvam e buscam cumprir as regras que trarão benefícios à sociedade.
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCMsEI) fala sobre três princípios: éticos, estéticos e políticos. Sobre os princípios éticos comenta-se: “Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades”.
Cortella (2010, pg.106) fala que a ética, no seu sentido de conjunto de princípios e valores, é usada para “responder as três grandes perguntas da vida humana: QUERO? DEVO? POSSO?”. A ética na educação também está no auge, mas será que realmente se entende o que isso significa?
Sobre os princípios éticos comenta-se: “Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades”. Torna-se necessário que o professor em todo tempo aja com responsabilidade e forme em seus educandos uma atitude ética diante da vida.
Como forçar instalação de driver?
Qual o melhor exercício físico para quem tem osteoporose?
Como fortalecer bíceps femoral?
Como desenvolver o músculo grande dorsal?
Como morar sozinha com um salário mínimo?
Porque dói o tornozelo quando corro?
Como entrar no modo de inicialização avançada?
O que fazer para aumentar a imunidade de um gato?
Qual país o brasileiro pode morar sem visto?
Como tirar mancha de queimado de panela de cerâmica?
O que é preciso para ser líbero?
O que posso usar no lugar do maçarico?
Quando as sementes começam a germinar?
Como um gerente deve lidar com os seus funcionários?