Como ensinar ética? Em 1º lugar, a escola precisa comunicar com clareza quais são seus valores e regras como instituição, em 2º seus colaboradores, professores e direção, irão transmitir por meio do exemplo, suas atitudes e comportamentos como profissionais.
A Ética fala ao espírito e a alma, só pode ser reconhecida quando praticada; logo para se tornar bom, para ser um homem bom, é preciso praticar atos bons. revela-se propício cenário para a prática da ética cotidiana e consequentemente para a prática pedagógica.
A escola pode trabalhar práticas como:
A necessidade de uma educação ética e moral se tornam muito importante e necessária para formar indivíduos solidários e cooperativos, auxiliando-os na sua identidade autonomia. Ela é o caminho para promover as transformações que se fazem necessárias na formação ética e moral dos indivíduos.
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.
Portanto, pode-se depreender que a ética diz respeito à relação do indivíduo com ele mesmo, vinculada às suas aspirações, e a moral, por sua vez, diz respeito às ações do indivíduo com o outro, com quem convive em sociedade.
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Dessa forma, uma pessoa antiética é aquela que vai contra tudo que um grupo ou organização faz.
Algumas atitudes são imprescindíveis:
Veja o por que! Esta pesquisa objetivou evidenciar a importância da ética na educação. Em todos os setores, e na educação não é diferente, necessitamos de profissionais com integridade, verdade, que desejam o melhor para o outro, que se envolvam e buscam cumprir as regras que trarão benefícios à sociedade.
As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCMsEI) fala sobre três princípios: éticos, estéticos e políticos. Sobre os princípios éticos comenta-se: “Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades”.
Cortella (2010, pg.106) fala que a ética, no seu sentido de conjunto de princípios e valores, é usada para “responder as três grandes perguntas da vida humana: QUERO? DEVO? POSSO?”. A ética na educação também está no auge, mas será que realmente se entende o que isso significa?
Sobre os princípios éticos comenta-se: “Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades”. Torna-se necessário que o professor em todo tempo aja com responsabilidade e forme em seus educandos uma atitude ética diante da vida.
Como ocorre a calcificação no contexto da aterosclerose?
Como são chamados os risquinhos que aparecem perto dos personagens e o que significam?
Como acontece a contaminação do solo em áreas agrícolas?
Em que se baseia a escolha de seus pseudônimos?
O que fazer para me tornar mais atraente?
O que mudou em 76 anos de CLT?
Quais são as regras da nomenclatura binomial explique?
Quais pares de nervos cranianos emergem do tronco encefálico?
Como testar os primeiros movimentos de um Recém-nascido?
Qual é a função do sensor MAP do Fiat Uno?
Como testar componentes de PC?
Como fazer diagnóstico na placa de vídeo?
Quem é o vilão da 4 temporada de Flash?
Como testar fonte do notebook Dell?
Como testar controle do PS4 no PC?
Para que serve o ventilador de dentro da geladeira?