A consistência correta deve assegurar que a graxa permaneça no rolamento, sem gerar muito atrito. Ela é classificada de acordo com uma escala desenvolvida pelo NLGI (National Lubricating Grease Institute). Quanto mais macia a graxa, menor o número. Geralmente, as graxas para rolamentos são NLGI 1, 2 ou 3.
De acordo com o resultado do ensaio de penetração, a graxa receberá sua classificação NLGI. Quanto mais macia a graxa, menor o número. O grau de consistência da graxa é expressado em grau NLGI (National Grease Lubricating Institute). Assim como acontece na classificação ISO VG, há intervalos entre cada grau.
Ponto de Gota: O ponto de gota da graxa é a temperatura na qual o espessante perde sua capacidade de manter o óleo básico dentro da matriz do espessante.
Consistência e penetração da graxa A profundidade de penetração é medida numa escala de 10-1 mm e, quanto mais alto for o valor, mais macia será a graxa. O método de teste está em conformidade com a norma DIN ISO 2137.
Como nos óleos, quanto maior for a velocidade e mais baixas forem a temperatura e a carga, menor deverá ser a consistência. Por outro lado, com baixas Page 3 velocidades e altas temperaturas e cargas, deve ser usada uma graxa mais consistente.
Os principais ensaios físicos padronizados para as graxas lubrificantes são: Consistência – Dureza relativa, resistência à penetração. ... Ponto de fusão ou gotejamento – Temperatura na qual a graxa passa para o estado líquido.
A consistência da graxa é medida como sendo a penetração de um cone numa amostra, em aparelho e condições padronizadas. Quanto mais alta a penetração, menor o grau NLGI (menos dura) e quanto menor a penetração, maior o grau NLGI (mais dura).
Deve-se considerar como limite operacional uma temperatura 20% inferior ao seu ponto de gota. Esquema simplificado da determinação do ponto de gota de uma determinada graxa. Bombeabilidade: É a capacidade de fluir de uma graxa pela ação de bombeamento.
Os lubrificantes sólidos são utilizados em equipamentos que trabalham em altas temperaturas, sendo portanto de pouco interesse para as máquinas agrícolas. Em certos casos são misturados com lubrificantes líquidos e pastosos para melhorar sua resistência ao calor gerado pelo atrito entre superfícies.
As graxas se diferenciam com base no tipo de espessante, viscosidade do óleo base e sua consistência....A seguir deixamos uam tabela de referência:
GRAXAS – De terminação da consistência e ponto de gota de uma graxa. Definição: Trata-se de um produto semifluido ou pastoso, consiste de uma mistura de óleo mineral ou sintético (85 – 90%) e um agente espessante. Pelo menos em 90% das graxas, o espessante reage com um ácido graxo.
Os tipos de graxa são classificados com base no sabão utilizado em sua fabricação e abaixo citamos algumas delas: Macia; quase sempre filamentosa; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de até 71°C. É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis.
Natureza: As graxas podem ser definidas também como produtos formados pela dispersão de um espessante em um óleo lubrificante. O espessante é também chamado de sabão. É formado pela saponificação de uma gordura por um sal metálico. O metal formador do sal dá o nome da graxa.
A classificação mais simples de consistência de graxa lubrificante é dividida em nove classes e medida como penetração trabalhada (60 ciclos). Nota: O responsável pelo grau de consistência é mais da quantidade de espessante usado na fabricação do que a viscosidade do óleo básico.
Qual parte do cérebro é afetada pelo TDAH?
Quais os números que não são naturais?
O que acontece com o cérebro de uma pessoa com depressão?
Como saber se tem isomeria geométrica?
Como diagnosticar cisto de Baker?
Como diferenciar um planeta de uma estrela no céu?
Como funciona contrato de fidelidade?
Como saber se na minha rua tem fibra óptica?
Como é uma sessão de ThetaHealing?
Como são as figuras geométricas?
Como saber se ele é muito ciumento?
Como descobrir o lençol freático?
Como higienizar folhas e legumes?
Como saber se um número é proporcional?