Quando a execução se fundar em título executivo extrajudicial, a defesa do executado ocorre através de embargos do executado (arts. 9 do CPC/2015). ... É a hipótese de fundamento de embargos é o pagamento da dívida, ou qualquer outra causa de extinção da obrigação.
A ação de execução de título extrajudicial é um tipo de processo judicial de cobrança que possui a finalidade de cobrar dívidas que não foram devidamente pagas pelo devedor e constam registradas em algum título, como contrato, cheque, boleto ou nota promissória.
Quando a ação de execução é iniciada, o devedor é notificado com um prazo para quitação do saldo devido ou indicação de bens como garantia. Esse prazo pode variar de 3 a 5 dias, dependendo do que determinar o juiz do processo.
Procedimento de execução de título extrajudicial Esta peça conterá a indicação à penhora pelo credor acerca dos bens do devedor e a partir do seu recebimento, o juiz ordenará expedição de mandado de citação, a fim de que o devedor pague a dívida no prazo de 3 dias, contados do dia da citação.
No cumprimento de sentença, o meio típico de defesa do executado é a impugnação, cujo prazo de apresentação é de 15 dias, contados da data da intimação para o pagamento voluntário da obrigação constante do título executivo judicial (arts. 5 do CPC).
Neste ponto, é que se torna necessária a exceção de pré-executividade como meio de impedir que a penhora se realize (artigo 739-A, § 6º, do CPC). Os vícios processuais, desta feita, podem ser supervenientes ao oferecimento da impugnação ou oposição de embargos, como, por exemplo, a alegação de prescrição.
O objetivo da execução é a satisfação do direito do credor. É a realização prático-material do título executivo. Esta satisfação deve ocorrer com a menor onerosidade possível ao devedor, pois execução não é sinônimo de vingança.
Como de praxe, a ação inicia-se através de petição inicial por parte do credor, onde deverá constar a fundamentação do pedido (a menção do título executivo e o não pagamento por parte do devedor) e o pedido executivo, além do requerimento de citação do devedor.
O início do prazo prescricional para o requerimento do cumprimento da sentença, pelo credor, coincide com o término dos 15 (quinze) dias para que o devedor, devidamente, intimado na pessoa de seu advogado, cumpra, voluntariamente, a sentença transitada em julgado.
Assim, a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre a ação de execução de título extrajudicial, colaborando para que você tenha uma maior compreensão do tema ao contratar um advogado. Clique e baixe nosso e-book gratuitamente. I – Quais títulos de crédito poderão ser usados na ação de execução de título extrajudicial.
A execução de título extrajudicial deve ter no polo ativo a pessoa que tem legitimidade originária da execução, o credor de um título executivo, ou ainda, o indivíduo que assume a legitimidade de forma derivada, como no caso de espólio.
O processo de execução tem como objetivo a satisfação de um título executivo, dessa maneira, de acordo com a legislação, sem título executivo não há execução. Certeza, liquidez e exigibilidade são as características do título executivo, o documento que não contar com essas características deve ter a sua execução extinta.
Quantos copos de água por dia?
Como podemos classificar as misturas Brainly?
O que precisa para entrar na Rússia?
Como saber a quem pertence um número de telefone fixo?
Tem como transferir os dados de uma conta PSN para outra?
Quantas vezes o faisão bota ovo?
Pode passar talco no cabelo para tirar oleosidade?
Onde instalar jogos HD ou SSD?
O que é uma mistura com duas fases?
O que precisa para encantar itens no Minecraft?
Como fazer o download do Java?
Como você pode cooperar com as pessoas em seu dia a dia?
Como colocar slide em tela cheia LibreOffice?
Como se inspirar para trabalhar?
Como passar uma sonda gástrica?