Dicas simples para evitar um curto-circuito1.Verifique as tomadas antes de usar. ... Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ... Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades. ... Solicite uma manutenção no disjuntor. ... Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos.
Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.Atenção as extensões! ... Verifique os aparelhos eletrônicos! ... Reduza ao máximo o uso de aparelhos eletrônicos durante uma tempestade! ... Utilize disjuntores modernos! ... Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos! ... Incêndio Elétrico!
Fusíveis e disjuntores elétricos são os responsáveis por protegerem a instalação elétrica e os aparelhos que estão conectados e têm como função evitar que um curto-circuito aconteça. Pois, ao menor sinal de sobrecarga, eles interrompem a passagem da corrente elétrica evitando problemas no sistema elétrico.
Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.
Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.
45 curiosidades que você vai gostar
Corrigir curtos-circuitos: esta tarefa é mais complexa e, portanto, tem um preço mais alto. Além disso, deve-se levar em consideração que os curtos-circuitos podem gerar a necessidade de contratação de um reparo emergencial, que costuma ser mais caro. Resumindo, este tipo de obra pode custar cerca de R$ 1.000 aprox..
Desligue aparelhos de ar condicionado, a não ser que eles sejam indispensáveis por motivo de saúde. Se possível, desligue o disjuntor para interromper a condução de eletricidade. É importante continuar a conservar energia depois de uma flutuação de potência, pois pode haver novas reduções de voltagem.
Principais consequências do curto-circuito
Os principais são queima de equipamentos, tais como geladeira, televisão, máquinas em geral, etc. Em empresas ou indústrias, os prejuízos podem ser ainda maiores, especialmente se o funcionamento das máquinas for interrompido.
Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.
Quais os tipos de cervejas mais vendidas no Brasil?
Como colocar Bina em telefone fixo?
Quais são as orações dos judeus?
Quantos meses tem um semestre e um trimestre?
Como imprimir DARF do IRPF 2021?
O que são indícios no processo penal?
Quanto tempo dura uma cenoura na geladeira?
Como a relação entre professor e aluno impacta na aprendizagem?
Como cadastrar carteirinha de ônibus?
Qual papel da Enfermagem no trauma?
Como fazer um slide acadêmico ABNT?