Basicamente, o movimento #PraCegoVer consiste em despertar a atenção dos usuários, para que coloquem uma descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações serão reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados, principalmente, para deficientes visuais.
Forma de usar a hashtag Para utilizar esta ferramenta é realmente muito simples. Basta que na publicação, após colocar a legenda normalmente, o usuário adicione o #PraCegoVer e em seguida, faça uma descrição da imagem. Por exemplo, primeiro escreve o que se trata, se é foto, desenho, charge, tirinha, ilustração etc.
O #PraCegoVer é um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem, por princípio, a descrição de imagens e a audiodescrição para apreciação das pessoas com deficiência visual.
#PraCegoVer: como surgiu a Hashtag Seu intuito é de disseminar uma cultura de acessibilidade digital, sempre reforçando que atitudes muitas vezes simples fazem maravilhas no sentido de integrar pessoas com deficiência no universo das redes sociais.
Quando for uma imagem, faça a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo, na mesma ordem natural da escrita e leitura ocidental. Informe os elementos que constam na imagem e suas cores como cor de fundo, cor de cabelos, olhos, roupa. Seja breve e sucinto, mas capriche!
O #PraCegoVer possibilita a audiodescrição para a compreensão de imagens, transformando elementos visuais em palavras. É também uma maneira de chamar atenção para que os videntes enxerguem as pessoas com deficiência visual e reconheçam as suas necessidades.
Use o toque para descrever uma determinada cor. Peça para a pessoa segurar alguns objetos, enquanto explica a cor deles. A dica é usar itens que quase sempre sejam daquela cor. Peça para a pessoa segurar pedaços de madeira, sentir o tronco de uma árvore ou pegar um pouco de terra.
Esse recurso consiste em inserir a legenda descritiva “dentro” da imagem, passando com o mouse sobre a imagem, podemos ler o texto alternativo. Nas páginas Web, o texto alternativo é inserido no atributo “alt” do elemento , já para documentos digitais, adicione a descrição em “propriedades da imagem”.
Uma das iniciativas mais conhecidas é a hashtag #Pracegover, idealizada pela professora baiana Patrícia Braille. Essa hashtag de acessibilidade tem o objetivo de chamar atenção para a falta de inclusão das pessoas com deficiência visual nas redes sociais, e tornar a descrição das imagens uma prática comum.
Como usar o detector de metais e ouro?
Como fazer testes para ser ator?
Em que posso usar emulsificante?
Como usar Tretinoína no rosto?
Como se cadastrar no echolink?
Como passar na OAB 1ª Fase 5.000 questões da editora foco?
Quando começou o eSocial para empregada doméstica?
Como passar de fase no Untitled Goose game?
Como usar elástico para as pernas?
Como desembaçar o vidro dianteiro?
Como se usa o drive no celular?
Como usar aquecedor de água a gás?
Como usar o termo entre outros?
Como aconteceu às reformas urbanas nos primeiros anos da República?