Que abelhas e plantas se dão bem, todo mundo sabe: no processo conhecido como polinização, abelhas voam de flor em flor para se alimentar do pólen, transferindo células reprodutivas de uma planta para outra.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores. Os insetos conseguem perceber tons que variam do amarelo ao vermelho com grande facilidade.
A polinização é o processo de transferência do pólen, passando do órgão masculino para o órgão feminino. Quando o pólen é movido dentro de uma flor ou entra em contato com o pólen de outra flor da mesma espécie, há fertilização. Se for uma fertilização bem-sucedida, a flor começará a produção de frutos e sementes.
Ao buscar alimento nas flores, o pólen gruda facilmente nos pelos da abelha e, assim, ela transporta esse pólen para a parte feminina de outras flores, polinizando-as. ... Para que se reproduza, formando novas plantas e gerando sementes e frutos, a maioria das plantas precisa ser antes polinizada.
O corpo das abelhas é recoberto por finos pêlos nos quais o pólen adere quando as abelhas visitam as flores. As abelhas, em seguida, varrem o pólen de seus corpos com o auxílio das pernas e os acondicionam em depressões localizadas nos fêmures das pernas posteriores que recebem o nome de corbículas.
Quando os insetos visitam as flores, tocam nos estames e consequentemente levam o pólen em seu corpo. Ao visitar outras flores, deixam cair o pólen no estigma, realizando a polinização.
Por exemplo, algumas flores apresentam partes que absorvem e outras que refletem a luz ultravioleta. Essa combinação é bastante atrativa para as abelhas, mas invisível para nós, que enxergamos a flor como tendo uma única cor.
A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa. Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador.
A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc.) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água). Autopolinização
Ele é o responsável pela transferência do pólen entre as partes masculinas e femininas da flor. Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos. Entre os componentes bióticos estão abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos. Entre os componentes abióticos destacam-se o vento, a chuva e a gravidade.
Os insetos são atraídos pela cor e odor das flores. Além disso, nas flores encontram néctar para sua alimentação. Quando os insetos visitam as flores, tocam nos estames e consequentemente levam o pólen em seu corpo. Ao visitar outras flores, deixam cair o pólen no estigma, realizando a polinização.
Como escreve um brinde à vida?
Como se escreve Torse ou torce?
Como se escreve o elefante é grande?
Como se escreve em números meio-dia?
Como o ser humano utiliza o chumbo?
Quando se usa Enfim ou em fim?
Quais os exames para o diagnóstico do autismo?
Como é que se escreve Pisca-pisca?
O que é preconceito linguístico e como se faz?
Como fazer risco no olho com lápis?