"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
É correto colocar artigo após o pronome relativo cujo (cujo o mapa, por exemplo). O relativo cujo expressa lugar, motivo pelo qual aparece no texto ligado ao substantivo mapa na expressão “cujo mapa” (v. 10). O pronome cujo é invariável, ou seja, não apresenta flexões de gênero e número.
De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome. Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Exemplos: 1) Eu vi um homem. O homem era jovem. O homem que eu vi era jovem. Neste exemplo, o pronome relativo que funciona como objeto direto.
- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem à aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. As reclamações ao síndico não se alteram: são sempre as mesmas . *são usados como reforço dos pronomes pessoais.
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade. Por Exemplo: Existem dias e noites, às quais se dedica o repouso e a intimidade.
Pronomes oblíquos átonos. Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo: Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam -me seus motivos. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar -me- ão os seus motivos.
Quais são os sinais de que um vulcão vai entrar em erupção?
Como é o tratamento por ozônio na piscina?
Quando os cartórios foram criados?
Quando e onde e como surgiram as primeiras ideias a respeito de embalagem?
Quando começa a contar o prazo do ar?
Quando foi criado o primeiro jogo?
Como se apresentar em uma assembleia de condomínio?
Quantos anos tem a história da humanidade?
Como surgiu as principais datas comemorativas?
Como prevenir a ancilostomíase?
O que é considerado dias úteis?
Como surgem as práticas corporais?
Qual a causa do fogo selvagem?
Quando surgiu o primeiro apartamento?
Como surgiram os seres Eucarioticos multicelulares?
Quem inventou os instrumentos ópticos?