Ignácio Porro
Instrumento óptico/Inventores
Os instrumentos ópticos baseiam-se em princípios da óptica e têm a finalidade de facilitar a visualização de determinados objetos. Existe uma infinidade de instrumentos ópticos, podemos citar: microscópio, telescópio, projetores, lupa, câmera fotográfica, óculos, lentes etc. ...
História dos instrumentos ópticos Espelhos foram encontrados em pirâmides do Egito, datando de 1900 a.C. As lentes possuem história mais recente. Em 1885 foi encontrada uma lupa de quartzo nas ruínas do palácio do rei Senaqueribe (708-681 a.C.) da Assíria.
Um certo August Müller, fabricante de olhos artificiais, confeccionou na Alemanha, em 1887, as primeiras lentes que realmente foram usadas. Sua finalidade, basicamente, era suprir uma deficiência resultante de uma operação: tratava-se de umedecer a córnea de um paciente que tivera as pálpebras retiradas numa cirurgia.
Os instrumentos ópticos são normalmente classificados em: instrumentos de projeção e instrumentos de observação. Qual a diferença entre eles? ... Instrumentos de Observação – são instrumentos que fornecem imagem virtual do objeto, podemos citar: a lupa, a luneta, o telescópio, e o microscópio, por exemplo.
As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram no século I d.C. Essas lentes eram feitas com pedras semipreciosas. Agora, os óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, só surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas.
lupa
A lupa, que também pode ser chamada de lente de aumento, é o instrumento óptico mais simples que temos para realizar observações. A lupa é constituída por somente uma lente convergente, cuja distância focal é da ordem de centímetros, que conjuga uma imagem virtual, direita e maior que o objeto observado.
Ainda assim, eram instrumentos sem veículos ópticos e, portanto, as observações ainda eram a olho nu. E assim foi até o início do século XVII com o aparecimento da luneta. Gnômon O gnômon deve ter sido o mais antigo instrumento astronômico construído pelo homem.
A maior parte dos instrumentos ópticos, como as lunetas, telescópios e microscópios, funciona como aplicações diretas dos princípios da óptica geométrica. Confira uma lista com alguns dos mais importantes instrumentos ópticos: A seguir, confira detalhes sobre a utilização e aprenda como funcionam esses importantes instrumentos.
Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas. Através de recursos relativamente simples foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto ou mesmo, ajudando aos homens na busca de suas origens ou de um aprimoramento científico.
O poder de resolução de um instrumento óptico está intimamente ligado á sua capacidade de fazer a separação de imagens de objetos distintos localizados próximos (do ponto de vista de separação angular) um do outro. O melhor exemplo de uma tal situação é aquele de corpos celestes (em geral estrelas) localizados em direções angulares muito próximas.
Com o passar do tempo, foram criados instrumentos mais complicados de se construir e tocar. No século 14, por exemplo, surgiu o cravo, considerado o avô do piano (esse apareceu cerca de 400 anos depois). No século passado, surgiram os elétricos, como a guitarra.
Quais são os 9 tipos de depressão?
Qual a melhor voltagem para chuveiro?
O que são citações diretas e indiretas?
Quais constelações aparecem no céu noturno durante todo o outono?
Qual a posição dos dedos no teclado?
Qual o nome mais registrado em 2020?
O que podemos fazer nos Estados Unidos?
O que o aumento da tireoide faz no organismo?
Como você lida com os desafios em sua carreira?
O que pode estar causando o derretimento das calotas polares?
Que tipo de papel usar para imprimir personalizados?
Qual a melhor terra para plantar em vasos?