Relação professor-aluno segundo Vygotsky. A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
A sua relação com os alunos era vertical, baseada na obediência e no medo. As famílias atribuíam a ele total confiança, uma vez que era a escola, através do professor, que seus filhos realizariam o sonho dourado de mudança de status e de ascensão social. No entanto, muita coisa mudou.
Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.
Um bom relacionamento entre professor e aluno, gera uma melhor aprendizagem, tornando-se um intercessor por meio de componentes motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do ato de aprender.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
44 curiosidades que você vai gostar
Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.
Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.
A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.
Quando professores e alunos têm uma relação de confiança, crianças e adolescentes se tornam mais receptivos ao conteúdo e se sentem estimulados para estudar mais. Ao mesmo tempo em que os estudantes sentem mais disposição para aprender, os professores também se tornam mais motivados para ensinar.
Quando surgiu os direitos e garantias fundamentais?
Como tirar filtros do gráfico dinâmico?
Como surgiu os Barões da Pisadinha?
Como tirar ferrugem com sal e vinagre?
Quando surgiu o processo de adoção no Brasil?
Como tirar ferrugem do cano de água?
Como podemos destacar as relações sociais nos distintos lugares centro urbano e zona rural )?
Como tirar uma folha em branco do Word 2010?
Porque acho que devo ser escolhido?
O que fazer para diferenciar o produto do concorrente?
O que é bom para tirar carvão de panela?
Qual a diferença de bipartição para o brotamento?
Quem inventou as letras na matemática?
Como diferenciar um plástico do outro?
Quando surgiu a gestão escolar?
Qual é a diferença entre ética e moral?