O número à direita da letra W representa o comportamento do óleo a quente, conforme a norma SAE J300, quando está a 100°. Da mesma forma, quanto maior for esse número, maior será sua viscosidade a quente e o contrário também vale, ou seja, quanto menor for esse número, menor será sua viscosidade a quente.
Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
O óleo 10W30 não é o mais fino do mercado, mas é muito mais fino do que o 20W50. Ele costuma ser usado em temperaturas médias, e é adequado para aplicações acima de -29 C. Algumas pessoas podem passar a usar este óleo quando seu veículo passa de 160.000 km rodados, pois ele oferece mais proteção e lubrificação.
O número que vem antes indica a viscosidade do óleo quando frio. O número seguinte indica sua viscosidade em altas temperaturas. Quanto maior for o número, mais grosso e viscoso é o óleo.
O óleo de motor 5W-30, possui um grau “5” no frio (a letra “W”, vem de WINTER, que significa inverno), que o torna menos viscoso (ou mais fino) a baixas temperaturas quando comparado à um 10W-30, por exemplo.
27 curiosidades que você vai gostar
O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, os dois apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
Características dos óleos 5w30 e 5w40
Mas diferem nas suas características de alta temperatura. A viscosidade cinemática do 5w30 varia no intervalo de 9.3–12.5 mm2/s; a viscosidade dinâmica é de 2.9 mPas. Para o 5w40, esses valores são de: 12.5–16.3 mm2/s e de 3.5 mPas, respetivamente.
Óleo lubrificante semissintético recomendado para motores de 4 tempos Flex, a gasolina, etanol e GNV de automóveis, SUVs, pickups e comerciais leves. Com Tecnologia Escudo Protetor, esse óleo lubrificante proporciona máxima proteção, desempenho e economia.
A sigla 10W30 do lubrificante indica que é um óleo multiviscoso, ou seja, tem menor viscosidade, sendo mais fluido a frio e é mais viscoso em alta temperatura, menos fluido (o 10W indica a viscosidade a frio e o 30 a quente).
Descrição do ProdutoÓleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.Produto:Óleo de Motor 10W40 F1 Master SM Sintético Ipiranga.Aplicação: Citroën, Fiat, Nissan, Subaru, Peugeot, Renault, Volkswagen.Especificação Técnica: • Marca: Ipiranga. • SAE 10W40, API SM.
Por que não misturar óleo lubrificante para motor
A principal razão para não completar o nível de lubrificante da vareta com um produto diferente é que os aditivos podem não combinar. É como se um aditivo pudesse anular os benefícios de outro ao ser misturado.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.
4- Eu posso misturar óleos de faixas de viscosidade diferentes? Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
O óleo 15W40 Diesel vendido pela Karter é um lubrificante para motor da mais alta qualidade e que apresenta um desempenho muito mais elevado, mesmo em condições mais intensas de uso, o que explica o fato dele ser assim tão recomendado pelas montadoras e por especialistas no assunto.
Óleo errado
A viscosidade diferente comprometerá a lubrificação. Um fino demais pode subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. Além disso, o óleo errado causa depósito de verniz e de borras e provoca entupimentos. Em casos extremos, o motor pode fundir.
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers) qualifica o lubrificante pela sua viscosidade, dividindo-se em dois grupos: os monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”) e os multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”).
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Quanto menor o número, melhor ele fluirá. Assim, um 5W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-30 nas temperaturas de partida. Um 10W-30 fluirá mais facilmente do que um 10W-40 nas temperaturas normais de funcionamento do motor.
Porque existem prazos variáveis para a quilometragem ou para o tempo limite da substituição do óleo. Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil.
Oleo 10w30 semi sintético 1L para motos Ipiranga - 6.000 KM | Shopee Brasil. Óleo Ipiranga 10W30 Semi Sintético 4T (1Litro).
Lubrificante de baixa viscosidade recomenda usar em sistemas pneumáticos. Compatível com selos, juntas e gaxetas, protege contra a corrosão prevenindo o desgaste aumentando a vida útil do equipamento.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
O óleo de 5W30 é particularmente adequado para carros impulsionados em climas frios. Ao contrário dos óleos com maior qualidade de temperatura quente, como 10 ou 15, o óleo de 5W30 pode fluir livremente o suficiente quando o motor é iniciado a baixas temperaturas a revestir e proteger os componentes internos do motor.
autopecascompProduto: Óleo de Motor Sintético 5W40 F1 Master SN 508 Ipiranga.Aplicação: BMW, Peugeot, Fiat, Porsche (A40), Mercedes-Benz, Renault (MB 229.5 e MB 226.5) (RN0710 e RN0700), Subaru, Volkswagen.Especificação Técnica: • Marca: Ipiranga.
Quanto é 1 kg de picanha em Portugal?
Por que não pode morar em Chernobyl?
O que é o que é piadas de pontinhos?
Quantas fases tem Red Dead Redemption 2?
Como foi o fim do Primeiro Reinado?
Quem faz o contrato de trabalho?
Qual é a diferença entre violência e criminalidade?
O que vem escrito na certidão de óbito?
Qual som vai mais longe grave ou agudo?
Como desbloquear cartão de débito Bradesco pelo telefone?
Quais os objetivos dos exercícios terapêuticos?
Quais os princípios que fundamentam a prestação de contas?
O que o raio pode causar no ser humano?
O que significa CD20 negativo?