O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
3 Etapas do Treinamento Funcional
Pode ser composto de aquecimento leve; ativação do CORE; alongamento dinâmico e ativação neuromuscular.
O termo “funcional”, segundo o dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.
O treino funcional é indicado para qualquer indivíduo, de qualquer idade, desde crianças até idosos, de atletas à sedentários.
Uma das principais vantagens dos treinos funcionais é que ele pode ser praticado em qualquer lugar, seja ela a sua casa, o parque ou praia. Contudo, boa parte das pessoas fazem este tipo de atividade nas academias. Normalmente, neste espaço, o professor começa com alguns exercícios que utilizam apenas a força do corpo.
43 curiosidades que você vai gostar
Como o próprio nome já diz, é a ginástica realizada no ambiente laboral, ou seja, no próprio posto de trabalho ou em algum espaço físico da empresa. ... A ginástica laboral apresenta baixa intensidade e tem como objetivo melhorar a saúde dos colaboradores.
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
No geral, todos podem participar do treinamento funcional. Mas, como todo exercício, é importante obter uma opinião médica. Especialmente se você está em um novo programa de condicionamento físico ou tiver graves problemas de saúde.
De uma forma geral, não há restrições na prática do treinamento funcional. No entanto, aquelas pessoas totalmente sedentárias, que nunca realizaram nenhum tipo de atividade devem tomar mais cuidado e começar com exercícios simples, menos exigentes.
A maioria dos educadores recomenda que o praticante tenha pelo menos quatro anos de idade, para que a maior independência motora e cognitiva a partir desta idade promovam segurança e melhor aproveitamento dos movimentos a serem trabalhados.
Os exercícios funcionais, ou treinamento funcional, são atividades físicas que visam trabalhar todo o corpo de uma só vez. Vem sendo uma alternativa para quem não quer mais praticar a musculação e seu diferencial é o fato de possuir movimentos menos repetitivos e não focalizados.
Com o treinamento funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.
O treinamento funcional pode ser realizado por todas as pessoas, desde que acompanhadas por um profissional de educação física.
...
Alguns exemplos de exercícios funcionais são:Agachamento. ... Swing unilateral com Kettlebell. ... Desenvolvimento acima da cabeça. ... Prancha. ... Ondulação com corda naval. ... Stiff unilateral. ... Burpees. ... Tríceps TRX.
Movimentos funcionais: São aqueles que o preparam para a "vida diária . Ou seja, movimentos que tenham transferência para as tarefas cotidianas. Constantemente variados: "A rotina é o inimigo". Por isso, os nossos treinos mudam a cada dia, preparando o atleta para toda e qualquer demanda física necessária no dia a dia.
DESVANTAGENS DO TREINO FUNCIONAL1 – NÃO É IDEAL PARA INICIANTES OU SEDENTÁRIOS. ... 2 – PROPORCIONA MENOS GANHO DE FORÇA DO QUE CROSSFIT OU MUSCULAÇÃO. ... 3 – EXIGE ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO. ... 4 – OS RESULTADOS DEPENDEM MUITO DO TREINADOR.
Com um treinamento praticado com empenho e dedicação, acompanhado de uma alimentação adequada, é possível sim aumentar a musculatura e definição muscular. A vantagem do funcional neste caso, é que você conquista uma hipertrofia mantendo a harmonia estética do corpo, tanto da parte superior quanto inferior do tronco.
Se você já possui maior condicionamento físico e deseja aumentar a musculatura, o treino de musculação focado na região do corpo que você deseja mudar é o ideal. Já se o seu desejo é emagrecimento rápido com atividades dinâmicas e motivadoras, o treinamento funcional se encaixa no seu objetivo.
Quem pode praticar treinamento funcional
Pessoas que já praticam ou, ao longo da vida, já praticaram atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Já pessoas sedentárias podem sentir dificuldades para realizar os exercícios.
O personal trainer é um treinador pessoal. Ou seja, um profissional que ajuda os clientes a cuidarem do corpo e da saúde. Para isso, ele elabora rotinas de exercícios, supervisiona a execução das atividades físicas e acompanha a evolução de quem o contrata.
O principal objetivo do treinamento funcional é promover um resgate da aptidão pessoal do indivíduo utilizando-se de um planejamento individualizado e personalizado, independente do seu grau de condição física e das atividades que ele desenvolva, usando exercícios que incluem atividades específicas do indivíduo e que ...
Febre nas academias e estúdios de ginástica de todo o país, o treinamento funcional reúne, basicamente, exercícios que repetem movimentos do cotidiano, como agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Lembre-se que ambos exercícios podem ser realizadas no mesmo dia ou intercalados entre os dias. Para quando eles forem feitos junto, a ordem de cada um vai depender do seu objetivo. Se o seu desejo é ganhar massa muscular, a recomendação é fazer a musculação antes do treino funcional.
A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.
Ginástica Compensatória
Esse tipo de ginástica é aplicado em um momento de pausa, em que os trabalhadores fazem movimentos de relaxamento por aproximadamente 8 minutos, sem precisar deixar o ambiente de trabalho. Dessa forma, a ginástica compensatória previne o aparecimento de fadigas musculares e vícios posturais.
Conforme será exposto, para o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), apenas profissionais de educação física podem ministrar a ginástica laboral. E para o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), os fisioterapeutas também o podem.
Como saber se a rolinha abandonou o ninho?
O que quer dizer TBT nas redes sociais?
Como usar T-shirt branca feminina?
O que é a modernidade líquida de acordo com Bauman?
Para que serve a pomada Skimatix ultra?
Como saber se minha restauração foi bem feita?
Qual a melhor forma de consumir a couve?
Como saber se a tela é Full HD?
Como saber se minha tela de notebook e de LED?
Como baixar o SketchUp no celular?