As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico qualquer (ar, metais, isolantes, etc), precisando deste meio para se propagar. Desta forma, percebemos que o som é uma onda mecânica, não se propagando no vácuo.
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
Inegavelmente, uma das principais diferenças entre as ondas sonoras e luminosas é a sua interação com o meio de propagação. O Som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no Vácuo. A Luz não precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ela pode se propagar no Vácuo.
As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.
O som consiste em oscilações (ondas) de pressão que se propagam através de um meio material sólido, líquido ou gasoso. O som que se propaga através do ar, ao entrar em contato com os ouvidos, causa vibrações que resultam na sensação sonora.
Características 1 As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. 2 São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. 3 São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
Essa propagação ocorre em todas as direções. Por esse motivo a onda sonora é classificada como onda esférica. Ao estudarmos ondulatória, ficamos sabendo que as ondas podem se propagar de maneira longitudinal, transversal ou mista. Nos meios fluidos, ou seja, em gases e líquidos, as ondas se propagam de forma longitudinal.
Para que tenhamos a sensação auditiva é necessário que a onda sonora esteja numa uma faixa de frequência bem definida. Para o ouvido humano, essa faixa de frequência vai de 0 Hz. Fora desses limites, o ouvido humano não é capaz de perceber a onda como som.
Em termos de energia, uma onda é definida como sendo uma forma de transmissão de energia sem o transporte de matéria. As ondas, no geral, apresentam algumas propriedades e características particulares. No entanto existem na natureza vários tipos de ondas que são classificadas quanto a sua natureza, direção de propagação e direção de vibração.
O que responder quando a pessoa pergunta o que procura no Tinder?
Como saber se um movimento é progressivo ou retrógrado?
Como manter anexos ao responder no Outlook?
Quais doenças podem ser confundidas com o sarampo?
O que fazer quando dá problema no disco rígido?
Como responder a pergunta você trabalha bem em equipe?
Qual é a diferença entre MRU e MRUV?
O que fazer quando o Filmora fica travando?
Como resolver proporção em matemática?
Como resolver uma associação de resistores mista?
Como podemos perceber as transformações do espaço pelo ser humano?
Como fazer permutação simples?
O que deve ser feito para resolver uma inequação exponencial?
Como se obtém uma célula tronco?
Como construir um sistema de equações lineares?
O que o traço falciforme pode causar?
Quais são os tipos de cobra jararaca?