O psicopedagogo clínico é o profissional que, no consultório, desenvolve ações para potencializar a aprendizagem. ... Em alguns casos, apesar de menos frequentes, esse profissional ajuda as pessoas a entenderem o próprio estilo e processo de aprendizagem, bem como ferramentas para potencializá-lo.
6 áreas de atuação do PSICOPEDAGOGO
A principal área de atuação dos psicopedagogos é na área da educação, em instituição de ensino públicas ou privadas. Eles também podem atuar em clínicas e consultórios e prestar assistência psicopedagógica para pacientes em hospitais.
O psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação e histórica educacional, além de aplicação de alguns testes psicopedagógicos. O Psicopedagogo Institucional, por sua vez, trabalha com um grupo de pessoas, seja em instituições de ensino, empresas ou hospitais.
A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.
O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno.
A Psicopedagogia Institucional tem sua importância consolidada quando o profissional, em sua prática, olha e escuta um grupo para auxiliá-lo no que for preciso a respeito do processo de ensino e de aprendizagem.
Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino - aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.
Dentre as possibilidades de atuação institucional do psicopedagogo temos trabalhos na área hospitalar, empresarial, familiar, escolar, e outras.
A atuação do Psicopedagogo na Clínica O psicopedagogo inicia o seu tratamento com o diagnostico clinico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Utilizando de seus instrumentos de análise como: Anamnese, provas operatórias e provas projetivas.
Para compreender a prática do psicopedagogo, temos que entender o que a psicopedagogia estuda. A psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento e suas dificuldades, tendo um caráter preventivo e terapêutico.
E somente após a entrevista com os pais e com a criança, o psicopedagogo poderá indicar qual será o tratamento necessário. Caso ele identifique outros problemas, ele poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou outro profissional qualificado para ajudar no tratamento.
A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25. O governo brasileiro classifica todas as ocupações e dá um código a elas. As profissões cada conselho federal é quem dá o seu número.
Quanto ganha um motorista de uber?
Quais são as principais características dos fungos?
Quais são os setores primários?
Onde fica o número da agência no cartão Nubank?
Quais são as habilidades manipulativas do movimento?
Qual a diferença de enjoo de grávida e enjoo normal?
O que é dor neuropática e suas causas mais comuns?
O que o silício faz no cabelo?
O que significa arma de fogo de uso permitido?
Quanto tempo uma multa fica aguardando defesa?
O que dá para comprar com 200000000?