Os mamíferos marinhos que ocorrem no Brasil fazem parte da Ordem Cetacea, Sirenia e Carnivora (família Otariidae). O cetáceos incluem as baleias e golfinhos, mamíferos que ocorrem exclusivamente em ambiente aquático, sendo encontrados em todos os oceanos do planeta em alguns rios.
Cetáceos (baleias, golfinhos e botos) Sirênios (peixes-boi) Pinípedes (focas, lobos e leões marinhos)
Os cetáceos são uma infraordem composta por 89 espécies de baleias, golfinhos e toninhas. Este grupo está dividido em baleias dentadas (Odontoceti) e baleias de barbas (Mysticeti), que se separaram entre 26 e 17 milhões de anos atrás.
Apesar do nome, o peixe-boi não é um peixe, e sim um animal mamífero. Esse mamífero aquático vive em águas rasas da costa oceânica e em rios e lagos da África e da América, incluindo o Brasil, onde são encontradas duas espécies. Os peixes-bois são mamíferos aquáticos da ordem Sirenia, da família Trichechidae.
Essas três linhagens são os pinípedes (focas, lobos-marinhos, leões marinhos, elefantes-marinhos e morsas), o urso polar e a lontra. Embora estejam na mesma ordem, eles possuem trajetórias evolutivas diferentes. Os mamíferos marinhos são animais super interessantes, assim como todos os seres vivos do planeta.
A mais evidente no caso dos cetáceos é a falta de pelo. Outras caraterísticas incluem, por exemplo, o espessamento da epiderme, a ausência de glândulas sebáceas, a cornificação e descamação anormais, a rápida renovação da pele, e a quase ausência de cicatrizes.
Cetáceos são animais mamíferos aquáticos. ... Botos dos rios ou golfinhos fluviais do Brasil são pertencentes portanto, à classe dos mamíferos, ordem dos cetáceos que englobam todos os mamíferos aquáticos, sub ordem Odontoceti (Cetáceos com dentes).
Existem três ordens de mamíferos aquáticos: cetacea, carnivora e sirenia. Dentro da ordem dos cetáceos, as espécies mais representativas são baleias, golfinhos, cachalotes, orcas e toninhas. Os cetáceos evoluíram a partir de uma espécie de ungulado carnívoro terrestre há mais de 50 milhões de anos.
Classificação dos Mamíferos Os mamíferos dividem-se em três grandes grupos em relação à reprodução, embora todos apresentem sexos separados, a fecundação seja interna e as crias sejam alimentadas com leite secretado pelas glândulas mamárias da fêmea.
Desta forma, os animais aquáticos são capazes de permanecer por períodos consideráveis de tempo sem respirar. Filhotes jovens e recém-nascidos não têm essa capacidade desenvolvida, portanto, precisarão respirar com mais frequência do que o restante do grupo. A maioria das espécies de mamíferos aquáticos vive no ambiente marinho.
A vida dos mamíferos na água é muito diferente da dos mamíferos terrestres. Para sobreviver neste ambiente, eles tiveram que adquirir características especiais durante sua evolução.
Como saber se a toxoplasmose voltou?
Quem vai receber o Auxílio Emergencial de 2022?
Quanto tempo dura cogumelo em conserva?
Por que ele recebeu o nome de Pantanal?
O que significa a terra de Moabe?
O que fazer para aliviar a sensação de barriga cheia?
Quem era Yonkou antes de Shanks?
Porque a mitologia grega e antropomórfica?
Qual diferença entre driver e software?
Como em Pediu a senhora o acento indicativo de crase?
Como acompanhar medida protetiva pela internet?
É melhor se depilar antes ou depois do banho?
Como mudar a cor do seu Google?
Qual é o referente da palavra onde?
Qual dedo a unha cresce mais rápido?