A silagem de milho, um alimento tradicionalmente utilizado na pecuária leiteira no Brasil, deve ser produzida com eficiência, buscando alta qualidade....A produção de uma silagem de milho de boa qualidade passa por três fases importantes:
Para fazer a silagem de milho, utilizam-se as mesmas variedades para produção de grãos adaptadas à região. A planta deve ser cortada inteira quando os grãos estiverem no ponto farináceo. O rendimento é de 20 a 30 toneladas de massa verde por hectare.
- Abrir o silo somente 30 dias após o fechamento. A silagem está pronta depois de completar o processo de fermentação, que leva em torno de três semanas e, por segurança, abre-se em um mês. Antes disso, ela apodrece.
A silagem de milho é um dos componentes mais importantes na alimentação de bovinos, uma vez que a sua planta fornece um grande volume de alimento palatável, com alta digestibilidade e rico em energia, o que resulta em um excelente potencial para produzir leite e carne.
Segundo Oliveira, o ideal é que o silo seja cheio e fechado em apenas um dia. Um dos pontos que compromete uma silagem de alta qualidade é o momento da colheita. De acordo com Oliveira, colher com a umidade correta facilita a fermentação, facilita a picagem e a compactação, e diminui as perdas.
Silagens com excessivo ácido lático poderá ter uma coloração amarelada, enquanto aquelas com alto ácido butírico poderá ter tom esverdeado. Silagens marrons e pretas normalmente indicam danos por aquecimento e umidade. Essas silagens têm alto potencial para aparecimento de mofos e não devem ser oferecida aos animais.
3 dias
Pela teoria, o ideal é fechar o silo em 3 dias, pois a prática da ensilagem, apesar de ser um dos melhores meios de armazenamento de plantas, é, na verdade, uma corrida contra a perda de qualidade do milho.
Com alto valor nutritivo, a silagem de milho é um dos melhores alimentos para o gado de alto desempenho, como o leiteiro, e, além de ser uma poderosa fonte energética, ainda pode ser armazenado por longos períodos sem perder a qualidade, o que configura um excelente custo-benefício.
Inicialmente, o objetivo da técnica de silagem foi a conservação da forragem úmida em condições ótimas, sem alterar os nutrientes de qualquer alimento. No entanto, a silagem não só é usado para esta finalidade, mas também para a preservação da agroindústria da mandioca subprodutos, peixe, banana, cana-de-açúcar, milho, entre outros.
Já na silagem de superfície, toda a composição deve ser coberta com a lona, por isso é preciso prestar atenção à total vedação da área, para que não entre oxigênio. É a opção mais barata e de produção mais rápida.
A escolha das sementes é fundamental. O mercado oferece grãos próprios para a produção de silagem, sendo os mais macios que favorecem a digestão do rebanho. Entretanto, a escolha de como plantar, fica a critério do produtor, em detrimento do tempo e do espaço disponível.
A produção de silagem proporciona benefícios, como: Permite que seja mantido um maior número de animais por unidade de terra; Auxilia em uma maximização ou manutenção da produção, em especial, em épocas de seca; Com a realização do confinamento, permite ofertar animais bem nutridos quando o preço está mais elevado;
É verdade que banana prata prende o intestino?
O que pode causar interferência na rede wireless?
O que é distância de queda livre?
Quantos hospitais são acreditados no Brasil?
Qual o lado certo de usar o relógio?
Quando será o próximo jubileu 2022?
O que significa ensino fundamental completo?
Quem é a mais nova do Red Velvet?
Quem define o escopo do projeto?
Quais são os times que estão na Copa do Brasil 2021?
Como tirar mofo Preto do rejunte do banheiro?