substantivo feminino Arte de desenhar ou representar paisagens, locais ou prédios segundo as regras da perspectiva. Teatro Arte de projetar cenários para peças. A própria ambientação cênica projetada pelo cenógrafo: o ponto alto do espetáculo era a cenografia.
A palavra cenografia, do grego skenenographie (skènè-grapheins), o que na tradução literal seria “desenho da cena”, teve origem e reconhecimento na antiga Grécia, embora se acredite que o teatro tenha suas origens no período primitivo e que a cenografia tenha surgido com as representações teatrais.
Os tipos de cenografia
É importante ter em conta que a cenografia não existe só no teatro: o cinema e a televisão também têm cenografias. Os programas de TV que não são de ficção, como o noticiário ou um programa jornalístico, também dispõem de cenografia. As origens da cenografia remontam ao teatro da Grécia Antiga.
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.
Por meio da cenografia pode-se determinar época e local onde acontece a ação cênica, além disso a cenografia contribui para a definição do clima emocional do espetáculo induzindo o espectador a uma emoção que pode ser de alegria, tristeza, comédia, drama, etc.
A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e tranforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
No caso dos espetáculos de dança, a cenografia irá correlacionar o espaço com o corpo do bailarino tornando, assim, os demais elementos cênicos como painéis de fundo, iluminação e objetos em projeções do discurso oriundo do corpo em movimento.
A CENOGRAFIA VIRTUAL. A cenografia virtual vem tomando espaço em emissoras de todo mundo, e aqui no Brasil já vemos os primeiros sinais de sua instalação. Programas como o Globo Repórter, Fantástico, Pelo Mundo e N de Notícia, fazem uso de cenários corpóreos totalmente produzidos por computador.
Tipos de peças teatrais
A cenografia fará com que a mensagem que será passada esteja presente em todo momento, ao mesmo tempo que descontrai os participantes e os convida a participarem. O papel é fazer com que todos os presentes se engajem no mesmo objetivo.
Em uma convenção ou feira o seu estande competirá com diversos outros. São as técnicas da cenografia que farão com que os visitantes se interessem pelo seu espaço e possam, em poucos metros quadrados, conhecer o seu serviço ou produto. Isso é pensado desde a sinalização até a altura em que são dispostos armários e prateleiras.
Se você acredita que a cenografia é apenas a decoração de determinado ambiente, saiba que ela é muito mais do que um mero acessório. O visitante pode não ter consciência, mas boa parte de suas sensações em um espaço é proveniente da cenografia que foi nele montada.
O papel da cenografia nos roteiros de ficção já é bastante reconhecido. Imagine, por exemplo, a sua série de televisão favorita. Depois de alguns capítulos, já é possível reconhecer os elementos que marcam cada um dos personagens e o quanto cada um dos objetos contribui para contar a história.
O que fazer quando o motosserra trava?
Quando usar and But só because?
Como destravar banco do Corolla?
Como fazer o chá de anis estrelado para emagrecer?
Como regular o level do módulo?
O que acontece quando queima o termostato da geladeira?
Como usar o aplicativo voz do narrador?
Como regular som automotivo da Multilaser?
Como saber a polegada da torneira?
Como funciona a anfotericina B?
Para que serve o temporizador digital?
Como regular a temperatura refrimate?
Como utilizar o quaternário de amônia?
Para que serve o avanço do distribuidor?
Como acabar com a reverberação?