A análise do solo, principal ferramenta para indicar quanto o solo pode fornecer de determinado nutriente, é feita por meio da coleta de amostras de terra que representarão extensas áreas. Portanto, é indispensável que a amostragem seja feita com muito critério (Figura 1).
Mantenha a fatia de terra sobre a pá e corte-a em três partes, descartando as bordas. Coloque a porção central em um balde plástico limpo. A amostra também pode ser tirada com um trado. Neste caso, para cada local de amostragem, introduza o trado no solo até a profundidade de 17 a 20 cm e retire-o do solo sem torcer.
Na prática, existem três tipos de análise do solo, são elas:Análise química completa. A análise química completa é realizada quando é necessário avaliar todos os macronutrientes e micronutrientes do solo. ... Análise química básica. ... Análise Física. ... Passo a Passo da coleta do solo para análise.
A análise do solo é feita seguindo as seguintes etapas: Amostragem do solo; preparo da amostra; envio ao laboratório; análise química; interpretção dos dados; recomendação de adubação. A análise do solo nos permite identificar a quantidade de nutrientes, matéria orgânica e o pH que o solo tem.
Isso é feito em 2 etapas. Primeiramente, é coletada a amostra dentro dos primeiros 20 cm de profundidade; em seguida, o trado é aprofundado até que se chegue a 40 cm e, então, seja coletada a nova amostra. Após a coleta das 20 a 30 amostras elas são misturadas com bastante cuidado, para formar uma mistura homogênea.
27 curiosidades que você vai gostar
a) A recomendação geral é amostrar o solo nas camadas de zero a 30 cm e, em alguns casos (dependendo da cultura), de 30 a 60 cm de profundidade, antes de iniciar o cultivo. Após o plantio, podem-se coletar amostras de zero a 30 cm de profundidade para a reavaliação da fertilidade do solo.
Para cada gleba homogênea é realizada uma amostragem de solo, nesta amostragem são retiradas de 20 a 30 pontos aleatórios, geralmente nas profundidades de 0-20 cm, as amostras destes pontos são misturadas, homogeneizadas e retira-se desta uma amostra composta, com aproximadamente 500 g de solo.
A análise de solos é o único método que permite, antes do plantio, conhecer a capacidade de um determinado solo suprir nutrientes para as plantas. ... O processo de análise de solos pode ser dividido em três etapas: amostragem do solo, análise em laboratório e interpretação dos resultados (FURTINI NETO et al., 2001).
Permite um adequado planejamento na compra de corretivos e fertilizantes; Evita gastos desnecessários com insumos e mão-de-obra; Proporciona ao produtor, tomadas de decisões que evitam desequilíbrios nutricionais; Minimiza danos ao meio ambiente, notadamente a contaminação das águas por excesso de fertilizantes.
Como saber se a máquina de vidro queimou?
Como se calcula o determinante de uma matriz 5x5?
Como saber se estou malhando certo?
Como calcular o rendimento de um receptor?
Como verificar se o PIS está ativo?
Como saber o número da Claro com o CPF?
O que é o efeito Joule e como o utilizamos em nosso cotidiano?
Como saber se o passaporte está válido?
O que é a relação de espiras de um transformador?
Como calcular a eficiência de um ar condicionado?
Como saber se a testosterona está alta?
Como identificar as fases de um sistema?
Onde fica o número do medidor de energia Enel?
Qual é a fórmula para calcular o peso ideal de uma pessoa?
Como identificar um cachorro envenenado?
Como calcular o número de mol de gás?