A técnica consiste em passar o maçarico na superfície da madeira clara (pode ser pínus e eucalipto, por exemplo), de modo a queimá-la superficialmente. É preciso direcionar a chama para a madeira ficar escura, não queimá-la por inteira. Passe o verniz e pronto!
No país, a priori, o processo consistia na queima da camada externa da madeira com o uso de fogueiras, contudo, atualmente, o método consiste na carbonização das tábuas por meio de um maçarico, de modo que as fibras externas possam reagir deixando a madeira imune ao ataque de cupins, fungos e agressões naturais, por ...
Pode soar irônico, mas uma técnica milenar japonesa criada para conservar a madeira é novidade e está virando tendência no Brasil. Conhecida por Shou Sugi Ban, ou ainda yakisugi, o método impermeabiliza o material e destaca características próprias através da queima de camadas superficiais da madeira.
Primeiro, com um maçarico, queima-se a superfície da madeira. Em seguida, ela é lixada e lavada para retirar o excesso de carvão. Depois é aplicado na superfície carbonizada o óleo de mogno, cedro ou outro apropriado para hidratação. Uma camada de selante conclui o processo.
Assim, quando queimada, a madeira passa por uma reação química, que é mais do que uma simples mudança de estado físico. Suas moléculas acabam se quebrando e recombinando com o oxigênio presente no ar, formando então novas substâncias, como o gás carbono e a água.
Como fazer uma pintura que imita madeira
Essa técnica é baseada na queima da superfície da madeira com a intenção de tratá-la e protegê-la de danos, como ataque de insetos, ação da umidade, incêndio e outras intempéries.
Isso é possível porque a queima da madeira decompõe materiais orgânicos que aumentam a preservação e prolongam a vida útil das tábuas.
Neste processo, a superfície da madeira é incendiada com a ajuda de um maçarico. Depois, pode ser deixada assim (queimada) ou então, escova-se, lava-se e aplica-se um óleo de cedro ou mogno. Após colocar o óleo, passa-se, de novo, o fogo.
O procedimento, que consiste em escurecer a madeira com óleo de nogueira ou betume (ou ainda outros) até chegar na tonalidade preta, pode ser uma opção para transformar móveis e pisos de forma mais barata.
Trata-se de um método em que se queima literalmente a madeira, a fim de mantê-la intacta durante pelo menos cem anos. Neste processo, a superfície da madeira é incendiada com a ajuda de um maçarico. Depois, pode ser deixada assim (queimada) ou então, escova-se, lava-se e aplica-se um óleo de cedro ou mogno.
Nas duas últimas etapas, a madeira - já em tom preto- recebe camada especial de impermeabilização, com óleo de cedro, assegurando maior resistência às peças e como finalização, recebe aplicação de produto selante, evitando manchas, assim como possivelmente aconteceria com um carvão.
Neste processo, a superfície da madeira é incendiada com a ajuda de um maçarico. Depois, pode ser deixada assim (queimada) ou então, escova-se, lava-se e aplica-se um óleo de cedro ou mogno. Após colocar o óleo, passa-se, de novo, o fogo.
Onde se localiza o campo de concentração de Auschwitz?
Quais foram os primeiros seres que habitaram a Terra?
Qual a diferença entre stain e seladora?
Qual remédio é bom para cicatrizar um ferida?
Como se calcula o BDI de uma obra?
Quais os fatores que afetam a satisfação com o trabalho?
Quem tem contrato intermitente tem direito a Seguro-desemprego?
Quais os tipos de comida havaiana?
Onde foram encontrados os livros da Bíblia?
O que é vinculação orçamentária?