O cianeto é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. Usado nos tempos antigos e modernos como um método de execução, o cianeto causa a morte dentro de minutos a horas de exposição.
O cianeto pode ser encontrado naturalmente em baixas concentrações no solo, na água e em vegetais, como a mandioca brava. As principais fontes de emissão antropogênica são a mineração, as indústrias químicas e de processamento de metais e a exaustão veicular.
O cianeto pode atacar o cérebro e provocar tremores, delírios e alucinações. Também pode provocar parada cardíaca. A vítima desse tipo de envenenamento pode morrer por asfixia ou por falência múltipla de órgãos.
Dos métodos de tratamento de efluentes com cianeto apresentados, os mais utilizados são os que empregam cloração alcalina ou peróxido de hidrogênio.
A inalação de cianeto produz sintomas em poucos segundos e pode levar à morte por parada respiratória em minutos. Os sinais e sintomas dos casos leves incluem dor de cabeça, enjoo, tontura, ansiedade, respiração acelerada e pressão alta.
Causa. O envenenamento é geralmente pelo fumo de um incêndio. Outros vias de exposição incluem trabalhos com polimento, alguns inseticidas, medicamentos como nitroprussiato, e algumas sementes, como as de maçãs e damascos. Líquidos com cianeto podem ser absorvidos através da pele.
Produção. KCN é produzido ao combinar cianeto de hidrogênio com hidróxido de potássio. Aproximadamente 50,000 toneladas são produzidas anualmente (a produção de cianeto de sódio é 10x esta quantidade).
CN−
Cianeto/Fórmula
Cianetos possuem utilizações essenciais na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). Mas sem dúvidas esse composto químico ficou mais conhecido por levar à morte a várias pessoas.
Produção. KCN é produzido ao combinar cianeto de hidrogênio com hidróxido de potássio. Aproximadamente 50,000 toneladas são produzidas anualmente (a produção de cianeto de sódio é 10x esta quantidade).
O cianeto tem uma grande afinidade pelo Fe+3, mas nao pelo Fe+2. Ele se liga rapidamente ao íon férrico da citocromo c oxidase, impedindo que retorne ao estado ferroso. Isso bloqueia toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.
E para neutralizar a ação do cianeto, é necessária uma concentração bem maior. E, isso, o Brasil não produz. A saída foi recorrer ao governo americano, que fez a doação. E no dia 02 de fevereiro de 2013, no sétimo dia após a tragédia, 140 kits do antídoto chegaram ao Rio Grande do Sul.
O doutor Sérgio explica que o cianeto está presente no corpo humano. Especialmente, em fumantes. Mas que exames feitos dias depois da tragédia indicaram que as vítimas foram intoxicadas com níveis altíssimos da substância. Segundo o médico, os primeiros exames para detectar o cianeto no organismo foram feitos muito tarde.
Para a fase inicial de envenenamento por cianeto é caracterizada por tontura, dor de cabeça aguda e rapidamente crescente, taquicardia e respiração, uma sensação de peso nos lobos frontais, um fluxo de sangue para a cabeça. O segundo passo – falta de ar. Assim a respiração torna-se ruidoso, profundo e raro.
Quais as causas mais frequentes de contaminação dos alimentos?
Qual a profundidade máxima do rio Amazonas?
Quais medicações usadas para intubação?
Como ir do centro de paris para a disney?
Tem que pagar custas na reconvenção?
Como puxar o CPF pela internet?
Como dar um fora com elegância?
O que é preciso saber antes de ir morar sozinha?
Qual é o requeijão mais saudável?
Como tomar o chá de melão São Caetano?
Quais são os argumentos de um texto?
Qual é a função do profissional de enfermagem na vacina?
Qual a melhor porcentagem de vitamina C?
O que significa Plutão na astrologia?
O que faz uma tutora de idoso?