O tratamento da ortorexia nervosa deve ser feito com acompanhamento médico, também sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico. É comum ser necessário tomar suplementos nutricionais nos casos em que há deficiências em nutrientes, como vitaminas e minerais, ou presença de doenças como anemia.
“Ortorexia nervosa”, ou apenas “ortorexia” é o termo que define a obsessão pela alimentação saudável. Cunhado em 1996 pelo médico Steve Bratman², diz respeito às pessoas que adotam comportamentos extremistas em relação à dieta, que deve ser exclusivamente de alimentos saudáveis.
O acompanhamento de médicos, nutricionistas e psicólogos é fundamental. As pessoas com ortorexia devem entender que a dieta saudável é uma aliada da saúde. Porém, o excesso da preocupação com os alimentos e a exclusão de alguns nutrientes da alimentação pode ser prejudicial e trazer sérias consequências para a saúde.
Embora não haja um padrão único no caminho para a Ortorexia, a especialista comenta que uma pessoa com tendências ortoréxicas pode começar a desenvolver o distúrbio evitando alimentos considerados impuros como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, alimentos com agrotóxicos e transgênicos.
Em adolescentes e adultos, geralmente começa entre os 10 e 20 anos, e pode ser causado por traumas emocionais, piorando em períodos estressantes, ou por traumas físicos, em pessoas que vomitam muito ou introduzem objetos na garganta (mágico, engolidor de espada, por pica).
Ortorexia nervosa: o transtorno que mostra que até o saudável, em excesso, é ruim. Tudo começa com o desejo de nos sentirmos bem, comendo apenas alimentos puros, "limpos". Até aí, tudo bem. Isso nos leva a dizer adeus a certos grupos de alimentos, como grãos, açúcares e produtos animais.
Riscos para a saúde E pelo fato de a dieta ser mais restritiva, a pessoa passa a eliminar grupos alimentares importantes para o organismo. Muitos apresentam sinais de desnutrição, como perda de cabelo, problemas de pele ou interrupção da menstruação. Além disso, podem ter anemia ou alterações na frequência cardíaca.
Os ortoréxicos são muito cuidadosos, detalhados e bem organizados, com uma necessidade exagerada de autocuidado e proteção. Já a vigorexia, também conhecida como dismorfia muscular ou “anorexia nervosa reversa” está associada à distorção de imagem corporal em indivíduos do sexo masculino.
É uma síndrome caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar sem que ocorra nenhum comportamento de compensação para evitar o ganho de peso. Para caracterizar a compulsão, esses episódios deverão ocorrer pelo menos duas vezes na semana por seis meses.
O que é equivalência financeira?
Quais Regimes de casamento Admite-se a doação entre cônjuges e a terceiros?
Quem são os finalistas da Copa América?
Como usar o boldo para o fígado?
Como tratar caspa seca no couro cabeludo?
Qual o sistema operacional da Smart TV Philco?
Qual a diferença de gastrite e refluxo?
Como refrigerar a urina para exame?
Qual número representa a letra J?
Quantos e quais são os símbolos do Rio Grande do Sul?
Qual a diferença entre auto de arrematação e carta de arrematação?
O que é sanção disciplinar no trabalho?
Como é definido o número do RG?
O que é dBi na antena Digital?
Como comparar documentos Google Docs?
O que significa reabilitação física?