Para conectar o servomecanismo à Arduino, deve começar por conectar a fonte de alimentação do motor e a fonte de alimentação do sistema (geralmente duas fontes de alimentação de 5 volts). O passo seguinte é conectar a saída PWM Arduino (marcada com “~”) ao pino que controla o servomecanismo.
De forma geral, os motores DC são dispositivos que convertem energia elétrica em energia mecânica. Para o propósito deste artigo, falaremos de motores que consomem, em média, menos de 1A, quando alimentados por 5-9V.
Nesta montagem é necessário manter o jumper do regulador de tensão, já que o circuito Vlogic será alimentado pela saída do regulador de tensão interno. É possível, em até 12V, fazer uma alimentação única entre o Arduino e a ponte H, colocando a mesma tensão de 12V no pino de Vin do Arduino e no borne Vcc da ponte H.
Este projeto arduino funciona assim, a medida que o potenciômetro é girado para um lado a velocidade de rotação do motor cc aumenta e os leds vão acendendo de acordo com a potência aplicada, se o motor estiver girando no máximo todos os leds ficarão acesos.
O Circuito: Vamos usar um transistor para acionar o relé, ao qual por sua vez conectaremos o motor DC que iremos controlar. O transistor trabalha como uma chave, pois ao aplicarmos uma pequena corrente em sua base, ele permite que uma corrente muito maior flua entre coletor e emissor, onde o relé está ligado.
Um motor DC é um tipo de máquinas elétricas que converte energia elétrica de corrente contínua em energia mecânica. ... O princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua é que “sempre que um condutor de corrente é colocado num campo magnético, experimenta uma força mecânica”.
Assim que o sketch for carregado no Arduino, ligue a alimentação do motor e, se tudo correr bem, você verá o motor ligando e girando por 4 segundos, então sendo desligado automaticamente e permanecendo parado por outros quatro segundos. No próximo projeto vamos aprender a controlar a velocidade de rotação do motor usando a técnica de PWM.
Note que o terra do Arduino e da fonte do motor devem ser conectados em um ponto comum. Assim que o sketch for carregado no Arduino, ligue a alimentação do motor e, se tudo correr bem, você verá o motor ligando e girando por 4 segundos, então sendo desligado automaticamente e permanecendo parado por outros quatro segundos.
O código do circuito é extremamente simples, consistindo em um sketch que ativa e desativa o nível lógico no pino 8 do Arduino, o qual por sua vez liga e desliga o relé que controla o motor DC: Você pode também experimentar o acionamento do motor DC sem o uso do relé, conectando-o diretamente ao transistor.
Se você está pensando em montar um aeromodelo ou quadcóptero com o Arduino, vamos ver neste artigo como utilizar o Motor Brushless Emax CF2822, um motor com ótimo torque e muito leve (apenas 39g), ideal para essas aplicações.
Quais impostos incidentes sobre a receita financeira de empresas do Lucro Real?
O que fazer para liberar endorfina?
Qual o remédio para sarna de ouvido?
Como lembrar dos Aniversários?
Como treinar seu cachorro Poodle?
O que é necrose de Liquenificação?
Como declarar honorários de sucumbência?
Como mudar a arma no GTA 5 pc?
Quantos anos para descobrir a cura do câncer?
Como editar um documento em Adobe Reader?
Como é feito o transporte da energia elétrica?
Como funciona o aparelho Finishing Touch?
Como saber o estado da placa do veículo?
Como funciona o regime de trabalho intermitente?