Os honorários advocatícios e as despesas judiciais pagos pelo contribuinte devem ser proporcionalizados conforme a natureza dos rendimentos recebidos em ação judicial, isto é, entre os rendimentos tributáveis, os sujeitos a tributação exclusiva e os isentos e não tributáveis.
O advogado autônomo deve pagar o Imposto de Renda da Pessoa Física, estando sujeito à alíquota de 0 (zero) até 27,5% (vinte e sete e meio por cento), conforme tabela progressiva do IRPF, consideravelmente maior do que o imposto de renda da pessoa jurídica.
HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA. Sucumbência: é o princípio pelo qual a parte perdedora no processo é obrigada a arcar com os honorários do advogado da parte vencedora.
A DECORE é um documento especialmente dirigido a profissionais liberais, por exemplo, médicos, advogados, corretores, dentistas, etc.; e autônomos como taxistas, pedreiros, vendedores autônomos, feirantes e etc.
Os advogados autônomos estão sujeitos a pagar três tributos: Imposto de Renda (IR), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Imposto Sobre Serviço (ISS).
Quem deve pagar os honorários de sucumbência Os honorários de sucumbência são pagos sempre por aquele que for vencido na causa. Pela sistemática adotada pelo Código de Processo Civil de 2015, ainda que haja vencedor e vencido nos dois polos da ação, o Juiz é obrigado a fixar os honorários sucumbenciais que cada parte terá que pagar para a outra.
Quando se fala em “ônus da sucumbência” se diz quanto a de quem é a obrigação de pagar a sucumbência, ou seja, de quem é o dever de pagar por ter perdido. A sucumbência engloba, além dos honorários de advogado, também o valor das custas processuais que o vencedor houver pago ao longo do processo.
Esses esclarecimentos foram dados pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), órgão da Receita Federal, através da Solução de Consulta nº 1, publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (20/2). A consulta foi formulada por uma empresa que fez acordo judicial para o pagamento de honorários advocatícios em 36 parcelas.
Os honorários convencionados são aqueles contratuais, firmados entre cliente e advogado. O Estatuto da Advocacia e OAB sugere que sejam pagos um terço no início do serviço, outro até a decisão da primeira instância e o restante até o final.
Quais países mais investem em ciência e tecnologia?
Por que o Brasil não tem muitos turistas?
Quais as etapas da certificação ISO?
Quem pode usar cabelo repartido no meio?
Pode misturar sabão em pó com água sanitária?
Para que serve o edital no processo de licitação?
Porque os judeus estão no ano 5781?
Como dar cálcio para as galinhas?
Como ativar notificação de E-mail no Windows?
O que diz a habilidade EF01LP11?
Qual a diferença da água oxigenada volume 20 e 30?
Como está o Basílio de O Clone?