Para calcular a velocidade de uma onda, aplica-se a seguinte fórmula: V = x 1, ou seja, velocidade igual a frequência vezes o comprimento da onda. Por exemplo: A frequência de uma onda que se propaga no ar é de 80 vibrações por segundo, e seu comprimento é de 2m.
O som não se propaga no vácuo. A equação fundamental da ondulatória também vale para as ondas sonoras: V = lambda . f, onde v é a velocidade de propagação da onda, lambda é o comprimento da onda e f é a frequência da onda.
Velocidade do som = distância / tempo Para calcular, a distância deve estar em metros, e o tempo em segundos, sendo que a unidade de Sistema Internacional para a velocidade é medida em m/s.
1 435 m/s
A velocidade do som na água foi determinada em 1 435 m/s durante experiências realizadas em um lago na Suíça, pelos físicos Jacques Sturm, francês, e Daniel Colladon, suíço, em 1826. No ar, ao nível do mar, essa velocidade fica em torno de 331 m/s.
O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar, essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja.
Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f.
O comprimento de uma onda sonora é a distância entre valores repetidos num modelo de onda. Esta medida é normalmente representada pela letra grega lambda (λ) Numa onda sinusoidal (forma de onda cujo gráfico é igual ao da função seno, esta onda geralmente ocorre em sons da natureza), o comprimento de onda é a distância entre os máximos.
O período é o tempo de um ciclo completo de uma oscilação de uma onda. Amplitude. A amplitude de uma onda sonora é a medida da extensão de uma perturbação durante um ciclo da onda. A amplitude de uma onda sonora pode permanecer constante, sendo classificada como uma onda contínua, ou pode variar de acordo com o tempo.
O período do quadro de cima é de 1 dividido por 1 Hz, portanto o resultado é de 1 segundo. O período do quadro de baixo é de 1 dividido por 0,33 Hz, portanto o resultado é de 3 segundos. Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o período de uma onda, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.
Essa propagação ocorre em todas as direções. Por esse motivo a onda sonora é classificada como onda esférica. Ao estudarmos ondulatória, ficamos sabendo que as ondas podem se propagar de maneira longitudinal, transversal ou mista. Nos meios fluidos, ou seja, em gases e líquidos, as ondas se propagam de forma longitudinal.
Quais as invenções utilizadas para ajudar os portadores de deficiência auditiva?
Qual foi a data que foi criado o Estado do Tocantins?
Porque o Brasil é um país de industrialização tardia?
O que são fenomenos da natureza?
Quais são os países que fazem parte do G20?
Qual o grau máximo para Cirurgia Refrativa?
Quais são as circunstâncias legais?
Quem tem direito a Vale-transporte distância?
Quem recebe o recurso de apelação?
Como instalar um APK no iPhone?
Como ativar o cristal transparente?
Quais os alimentos que faz mal para o pâncreas?
Qual é a bebida que faz menos mal para o fígado?
É possível investigação de paternidade post mortem?
Como fazer uma linha do tempo no celular?