O sapinho no bebê é causado pelo fungo Candida albicans que pode ser transmitido para o bebê no momento do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente do sapinho é o contato do bebê com o fungo que pode estar na mamadeira ou na chupeta.
A candidíase na criança, na maioria das vezes, não está associada a qualquer sintoma, contudo em algumas situações pode provocar desconforto, dor e recusa alimentar. Os locais mais vulgarmente afetados por esta infeção fúngica são a boca e a região perineal (genitais externos).
A candidíase provavelmente não é a primeira infecção que vem à sua cabeça quando o assunto é infância, mas hábitos e condições frequentes desta fase da vida fazem com que a doença também seja comum em crianças de diferentes idades.
Segundo o farmacêutico e bioquímico Marcos Ereno Auler, a umidade e o calor colaboram muito para o aparecimento das micoses. Até mesmo os bebês estão sujeitos à doença, sendo as mais comuns o sapinho (placas brancas que aparecem na boca do bebê) e o fungo na mão da criança que chupa dedo.
Candidíase Oral Em crianças, utiliza-se a suspensão oral na dose de 1 a 2 ml, três vezes ao dia, durante 5 a 7 dias ou até a cura completa. Como tratamento de 2ª escolha ou em pacientes imunocomprometidos, pode ser utilizado: cetoconazol, 2 mg, via oral, uma vez ao dia, para adultos.
O tratamento é geralmente feito com antifúngico em forma de cremes e pomadas aplicadas no local. Os médicos também podem recomendar higiene com água bicarbonatada. Em casos de candidíase sistêmica, pode ser necessária a internação e tomar antifúngicos na veia.
A nistatina é indicada para o tratamento de infecções causadas pelo fungo Candida albicans, como candidíase vaginal ou na boca, no esôfago ou nos intestinos, sapinho ou assaduras em bebês ou crianças, ou micose entre os dedos, na axila ou nos seios.
O Loprox é uma das pomadas mais populares para tratar a candidíase cutânea com o cicloprox. O creme dermatológico deve ser aplicado na região afetada duas vezes ao dia, de 1 a 2 semanas.
A nistatina é indicada para o tratamento de infecções causadas pelo fungo Candida albicans, como candidíase vaginal ou na boca, no esôfago ou nos intestinos, sapinho ou assaduras em bebês ou crianças, ou micose entre os dedos, na axila ou nos seios.
O bumbum e a boquinha do bebê é exatamente assim. Então eles podem ter uma assadura contaminada pelo fungo”, explica a médica. Ocasionada geralmente pela baixa imunidade, quadro que permite a proliferação do fungo, a candidíase no bebê pode aparecer tanto em meninas como em meninos.
Os sintomas de que o bebê foi contagiado com a candidíase pode variar de criança para criança, é possível que em algumas ocasiões não possamos nem se quer distinguir que existe a infecção. No entanto, um dos sinais mais visíveis é a aparição de uma espécie de erupção mais notória nas pernas e genitais.
Candidíase passa para o homem na relação? A candidíase genital é uma infecção originada pela proliferação e crescimento desmesurado do fungo Candida albicans na zona íntima.
De acordo com o Manual Vulvovaginites na infância, da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a candidíase vaginal é mais comum em meninas acima dos dez anos de idade, já que para se desenvolver nos genitais, este fungo necessita da presença de glicogênio, ocasionando acidez vaginal.
Qual a melhor época do ano para visitar a Islândia?
Quais são as competências específicas de português?
Quais são os tipos de lixo doméstico?
Quantos anos Curitiba completa em 2021?
Quantas medalhas de bronze o Brasil ganhou no total nas Olimpíadas de Tóquio?
Quem é eleito o homem mais bonito do mundo?
O que fazer quando a pessoa some?
O que fazer para esconder a franja?
O que significa sonhar com uma pessoa que já namorou?
O que é Oralismo na educação de surdos?
Quem pode ir no ginecologista?
O que é ponto facultativo no Estado?
Quais são os principais filósofos da modernidade?
Qual o fator de potência de uma lâmpada de LED?
O que caracteriza abuso do idoso?
Quando estréia Enola Holmes 2?