As correntes de Foucault são minimizadas nestes dispositivos por seleção de materiais de núcleo que possuem baixa condutividade (por exemplo, ferrite) ou utilizando placas finas de materiais magnéticos, conhecidas como laminações.
Para diminuir ou evitar a dissipação por efeito Joule, utiliza-se frequentemente os materiais laminados ou construídos por pequenas placas isoladas entre si. Também conhecido como efeito capilaridade ou skin effect, o efeito peculiar em condutores é uma manifestação particular de corrente de Foucault.
b)Perdas por correntes parasitas ou de Foucault: Quando uma corrente alternada está fluindo pelo enrolamento, um campo magnético variável surge no núcleo. A variação desse campo, aumentando e diminuindo, induz uma tensão no núcleo e essa força eletromotriz causa a circulação de correntes parasitas.
2. As correntes Foucault, a frenagem magnética e as oscilações amortecidas. As correntes de Foucault, também conhecidas como correntes parasitas, surgem em materiais metálicos que se movem em uma região em que há campo magnético.
O ensaio com correntes parasitas somente pode ser usado em materiais condutores de eletricidade, como por exemplo: aços, ferro, alumínio, cobre, latão, bronze, titânio e outros. Esta técnica é muito usada nos seguimentos aeroespacial (aeronáutico), naval, automotivo, mecânico e construção civil.
Nos transformadores, o fluxo magnético, necessário ao funcionamento desta máquina eléctrica, é mantido pela circulação permanente de uma corrente eléctrica — a corrente eléctrica de magnetização — no enrolamento primário. Por isso, este fenómeno tem de aparecer representado em qualquer modelo do transformador.
Perdas por correntes parasitas ou de Foucault: As correntes circulam no material ferromagnético, provocando aquecimento, ou seja, a energia está gerando calor ao invés de ser transferida para a carga do motor.
ELETR. Corrente elétrica induzida no interior de um condutor por meio de um campo magnético variável, ou ainda, por radiação eletromagnética, e que pode formar pequenos vórtices.
O ensaio com correntes parasitas somente pode ser usado em materiais condutores de eletricidade, como por exemplo: aços, ferro, alumínio, cobre, latão, bronze, titânio e outros. Esta técnica é muito usada nos seguimentos aeroespacial (aeronáutico), naval, automotivo, mecânico e construção civil.
As principais técnicas de Ensaios Não Destrutivos (END) são:
Quando se faz o registro da CIPA?
Quais os benefícios de colocar as pernas para cima?
Como tirar mancha do sofá com bicarbonato?
O que é uma pesquisa de entrevista?
Como Desencardir pedra São Tomé?
Como tirar tinta de caneta da língua?
Como tirar mancha de roupa colorida com bicarbonato e vinagre?
Como tirar manchas de seiva de planta em roupa?
Como tirar manchas da roupa de criança?
Como tirar respingo de tinta do inox?
Como tirar mancha de fumaça na parede?
O que acontece se liberar todos os núcleos do processador?
Como tirar mancha de uma bolsa de verniz?
O que remove nitrato de prata?
O que passar para tirar tinta de cabelo do rosto?
Como limpar manchas de silicone do vidro?
O que fazer para tirar manchas de roupa preta?
Como foi a vida de São Longuinho?
Quais são as atividades profissionais exercidas na zona urbana?