O acidente com césio-137 em Goiânia ocorreu quando uma cápsula de césio-137 foi tirada de um hospital desativado, sendo violada e espalhada entre dezenas de pessoas. Em 1987, Goiânia, Goiás, entrou para a lista de acidentes radioativos que assustaram pessoas no mundo inteiro.
Césio-137 de Goiânia O maior acidente radioativo da América ocorreu em 1987, no município de Goiânia (GO). ... Além disso mais 6 mil toneladas de lixo radioativo foram enterradas e 6 mil pessoas atingidas indiretamente pela radiação emitida.
A contaminação em Goiânia originou-se de uma cápsula que continha cloreto de césio — um sal obtido a partir do radioisótopo 137 do elemento químico césio. A cápsula radioativa era parte de um equipamento radioterapêutico, dentro do qual se encontrava revestida por uma caixa protetora de aço e chumbo.
A radiação do Césio-137 causou a morte de quatro pessoas e a geração de 3.430 metros cúbicos de rejeitos radioativos (6 mil toneladas), não podendo, entretanto, ser confundido ou comparado com um acidente nuclear, como o de Chernobyl, cuja magnitude é muitas ordens de grandeza maior. ...
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
Em 13 de setembro de 1987 teve início o maior acidente radiológico do Brasil, em Goiânia, capital do estado de Goiás. A fonte causadora do desastre foi um aparelho de radioterapia deixado em uma clínica desativada. O equipamento foi encontrado por catadores e levado para um ferro-velho.
Os impactos de um acidente nuclear: O césio, inclusive, se desintegra e dá origem ao Bário 137m (por isso o nome césio-137) e passa a emitir radiações gama, que são extremamente nocivos à saúde porque possuem um grande poder de penetração, invadindo as células do organismo e podendo levar até à morte.
Até 30% das 190 toneladas métricas de urânio de Chernobyl foram emitidas na atmosfera e a União Soviética acabou evacuando 335 mil pessoas, definindo uma a “zona de exclusão” com um raio aproximado de 30 km do reator.
As entrevistas evidenciaram que as pessoas que tiveram alguma forma de contato com o elemento químico césio-137 ainda sofrem problemas de saúde, entre eles: radiodermite, queimaduras em várias partes do corpo, imunidade baixa, perda de cabelo, e a dificuldade para receber atendimento hospitalar.
Todos que foram enviados para esse hospital apresentavam contaminação interna e externa, radiodermites severas e sérios problemas no sistema hematopoiético. Até o final daquele ano fatídico morreram quatro pessoas: Maria Gabriela Ferreira, com 37 anos, esposa do Devair Alves Ferreira, no dia 87.
Como chamar irmão mais novo em coreano?
Quais as características da região geoeconômica Centro Sul?
Como os atores clássicos da sociologia definem as divisões sociais?
Quais são os crimes de lavagem de dinheiro?
Como são classificados os corpos celestes?
O que caracteriza a culpa in eligendo?
O que significa ter uma visão crítica da História?
Como são feitos os cosméticos?
Como ligar e desligar relógio SmartWatch?
Qual a relação entre direito empresarial e Direito Civil?
Qual é a definição de olericultura?
O que servir aniversário de 13 anos?
Como se caracteriza a qualidade de vida nos países anglo Saxoes?
Como se caracteriza as teorias da virtude?
Por que as coreanas são brancas?
Como se caracteriza o termo identidade na Psicologia social?