A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais. ... Assim, o choque entre os sentimentos instintivos e a obrigação social pode levar a uma perda da identidade pessoal.
É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.
Identidade social é o sentimento de um indivíduo para enquadrar-se (pertencer) a um determinado grupo social (segmentos, categorias). Possuindo características e desejos semelhantes a outros indivíduos. Teoria formulada pelos psicólogos sociais Henri Tajfel e John Turner.
A identidade profissional em Psicologia, segundo Krawulski (2004), pode ser definida como uma construção social, formada a partir do conjunto das experiências do percurso profissional, embora o pontapé inicial tenha sido a formação acadêmica.
A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros. ... As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.
O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social. ... A partir disso, o sujeito posiciona-se e é posicionado em seu âmbito social em relação a outros indivíduos que partilham dos mesmos atributos.
Ou seja, a construção da identidade ocorre de forma gradativa no contexto relacional e, é considerada como um processo contínuo. É, assim, através da socialização que os indivíduos vão adquirindo novas maneiras de agir e pensar ativando a sua identidade pessoal e coletiva.
Uma diferença que não expressa herança biológica, geográfica ou cultural, mas é construída por sua própria manifestação, em fluxos de representações das identidades.
A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitos dos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, ... A noção vincula a dimensão biológica do ser humano com o aspecto cultural e a liberdade de escolha.
Existem vários fatores que influenciam a identidade social, porque afetam as suas interações em um sistema social, como por exemplo: a idade, gênero, classe social, nacionalidade, etc. É importante referir que a identidade social não está relacionada apenas com indivíduos, mas também com grupos.
Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes.
O que mandar pra uma pessoa triste?
Como aprender a ministrar na célula?
Como retificar dados do trabalhador no eSocial?
Como são controladas as posições dos jogadores de vôlei?
O que é cotas raciais e sociais?
Como se escreve levar a sério?
Como é feita a correção do vestibular?
O que dizer para uma amiga que está desanimada?
Como são culturalmente e socialmente organizados os povos tradicionais da Amazônia *?
Como são criados os Fundamentos da ginástica *?
Como identificar o açúcar nos rótulos?
Como podem ser determinadas experimentalmente a estrutura cristalina?
Qual a melhor forma de ler um texto difícil?
Como são demarcadas as fronteiras brasileiras?
Como levar banana para a escola?
Como são debitadas as contas de patrimônio líquido?
O que mostra o eletro do coração?