Ouça em voz altaPausarO pensamento filosófico-científico representa assim uma ruptura bastante radical com o pensamento mítico, enquanto forma de explicar a realidade. Entretanto, se o pensamento filosófico-científico surge pro volta do séc. VI a.C., essa ruptura com o pensamento mítico não se dá de forma completa e imediata.
Ouça em voz altaPausarSOBRE O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO Isso foi influenciado por questões comerciais e conhecimentos náuticos. A região da Grécia Antiga é formada por arquipélago, que são conjunto de ilhas próximas. ... Esse foi um dos motivos que contribuiu para o enfraquecimento do pensamento mitológico pelo pensamento filosófico.
Ouça em voz altaPausarResposta: Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios. ... Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. .
Ouça em voz altaPausarSão muitos os fatores sociais, políticos, econômicos e históricas que permitiram o surgimento da filosofia na Grécia. A mudança de papel do pensamento mítico resulta de um longo período de transição e de transformação da própria sociedade grega, tornando possível o surgimento do pensamento filosófico em VI a.C.
Ouça em voz altaPausarO conhecimento mítico utiliza elementos sem fundamentação no sentido que não admite questionamentos e fica a encargo da transmissão do conhecimento, antecedendo a lógica filosófica. O conhecimento filosófico, busca interrogar e compreender a essência das coisas, não se baseando na religião para chegar em uma resposta.
Ouça em voz altaPausarO pensamento mítico formou-se com o Homem, corresponde antes de mais à primeira forma de pensar a realidade. ... Neles encontramos a explicação para a origem do Cosmos e muitos outros aspectos da realidade (origem do homem, doenças, fogo, etc).
Ouça em voz altaPausarA transição de narrativas divinas para os discursos filosóficos aconteceu de forma progressiva e motivada pelos seguintes fatores históricos: Início das navegações marítimas: as viagens permitiram aos gregos a ruptura na concepção de que o mundo era habitado por deuses, titãs ou heróis.
O pensamento filosófico-científico representa assim uma ruptura bastante radical com o pensamento mítico, enquanto forma de explicar a realidade. Entretanto, se o pensamento filosófico-científico surge pro volta do séc. VI a.C., essa ruptura com o pensamento mítico não se dá de forma completa e imediata.
Talvez seja na diferença em relação ao pensamento mítico que vejamos como a filosofia de origem europeia, na sua meta de buscar explicadores menos misteriosos do que as coisas explicadas, tenha levado ao desenvolvimento da ciência contemporânea.
VI a.C., nosso primeiro passo deverá ser procurar entender porque se considera que esse novo tipo de pensamento aparece aí pela primeira vez e o que significa essa “ciência” cujo surgimento coincide coma a emergência do pensamento filosófico.
Ao apresentarem explicações fundamentadas em princípios para o comportamento da natureza, os pré-socráticos chegam ao que pode ser considerado uma importante diferença em relação ao pensamento mítico. Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada.
O que aconteceu com os dragões?
Quantos su-30 tem a Venezuela?
Como desativar o encaminhamento de ligações no iPhone?
Por que os registros são tão importantes em um sistema de qualidade?
O que tem nome de animal tem na alma das pessoas?
Como é feito o registro no e-PSI para que o psicólogo possa atender online?
O que é layout de movimentação?
O que é o ventrículo esquerdo do coração?
Quais as principais características da prosa regionalista?
O que é um poema visual para crianças?
São características do direito à educação?
Como permitir conteúdo não seguro?
O que é neoprene construção civil?
Como faço para descriptografar um arquivo?
O que escrever na mensagem de ausência?