Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.
A BNCC do Ensino Médio prevê como obrigatória, durante os 3 anos, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, a Base fala da flexibilização da organização curricular desta etapa, por meio dos itinerários formativos previstos na legislação brasileira.
Qual o principal objetivo da BNCC – Etapa Ensino Médio? A BNCC – Etapa Ensino Médio pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhe- cimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cida- dania e do mundo do trabalho.
Com a BNCC, os direitos de aprendizagem de todos os alunos passam a ser assegurados. Dessa forma, o principal objetivo da Base é garantir a educação com equidade, por meio da definição das competências essenciais para a formação do cidadão em cada ano da educação básica.
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.
A BNCC propõe, de maneira geral, que sejam realizadas no ensino de Ciências da Natureza, atividades investigativas como elemento central na formação dos estudantes, questões desafiadoras, problemas e proposição de intervenções.
Em relação aos prazos, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC, publicada no dia 22 de dezembro de 2017, estabelece que as adequações devem ser feitas ao longo de 2018 para que, já em 2019, elas cheguem às salas de aula. O prazo máximo para a implementação é o início do ano letivo de 2020.
Vocês analisaram as três versões da BNCC (2015, 20).
Para facilitar o entendimento, elas ganharam um título que sintetiza suas principais características:
Como já falamos no início desse post, com a homologação da BNCC do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica agora está completa e já pode ser implementada nas escolas de todo país. O prazo final para a implementação da Base, como um todo, é 2020.
A BNCC do Ensino Médio foi homologada pelo ministro da Educação em 14 de dezembro de 2018, durante sessão extraordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE).Com isso, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, que já tem as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental homologadas desde dezembro de 2017, está completa.
Em um primeiro momento, através da medida provisória sancionada em Fevereiro de 2017, que ficou conhecida como Reforma do Ensino Médio ou Novo Ensino Médio. Em paralelo, a BNCC para esta fase do Ensino Básico também estava em andamento, tendo sido homologada pelo MEC em Dezembro de 2018 .
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhe- cimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cida- dania e do mundo do trabalho.
Quais são os benefícios de um motoboy?
Como citar herdeiros desconhecidos?
Qual o santo do dia 8 de outubro?
Quais as vantagens da norma ISO 22000?
Quantas pedras Davi pegou para enfrentar o gigante?
Porque tem homem que tem a voz fina?
Tem como pegar diploma pela internet?
Qual o mercado que mais cresce no Brasil 2022?
Como saber se a caneta e esferográfica?
Qual é o gênero de quem é você Alasca?
Quais são os 5 livros poéticos da Bíblia?
Qual a diferença de fluido e fluído?
O que fazer para tirar cheiro de casa Velha?
O que aumenta a ureia no cachorro?